Caprinos e Ovinos

Valinhos (SP) sediará 1ª ExpoAgro e 11ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper com muitas novidades

Criadores de ovinos de todo o Brasil já estão apartando os melhores animais para competir nos julgamentos da 1ª ExpoAgro e 11ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, que ocorre de 3 a 8 de outubro, em Valinhos, no interior de São Paulo


Publicado em: 02/10/2017 às 08:00hs

Valinhos (SP) sediará 1ª ExpoAgro e 11ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper com muitas novidades

A expectativa é reunir, nos leilões e julgamentos, cerca de 800 animais oriundos de mais de 60 cabanhas de São Paulo, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal, entre outros Estados.

A programação conta ainda com workshops, balcões de negócios, premiação dos melhores das raças Dorper e White Dorper, leilões, shows sertanejos, espaço kids com minifazenda e roteiros de agroturismo, além de uma praça de alimentação estruturada, com food trucks, circuito gastronômico e cursos voltados a adultos e crianças, ministrados por 27 chefs. Essa última atração é coordenada pela chefs Fabi Prado, apresentadora do programa “Sabor da Cultura”. Todos os pratos serão elaborados com cortes de ovinos meio-sangue Dorper ou White Dorper e cogumelos comestíveis, demonstrando os diferencias das duas raças no segmento gastronômico.

Espera-se um público de 60 mil pessoas na cidade, que é conhecida como a Capital do Figo Roxo e agora também mostra vocação como celeiro nacional das raças Dorper e White Dorper. “Valinhos, ao sediar pela primeira vez um evento deste porte, reafirma sua importância na economia local e regional, projetando o nome da nossa cidade como um dos mais importantes locais onde as duas raças são criadas”, afirma o prefeito Orestes Previtale.

Com promoção da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper (ABCDorper) e Monte Cogumelos, o evento é apoiado pela Prefeitura Municipal de Valinhos. “Pensamos em um evento atrativo à toda família, com atividades para adultos e crianças, além de criar um ambiente favorável para negócios e troca de experiências”, revela José Monteiro, proprietário da Monte Cogumelos, empresa especializada em fungicultura que abastece a alta gastronomia regional com quase uma tonelada/mês de cogumelos das variedades Shimeji Branco, Shimeji Cinza, Hiratake Ostra, Paris, Shitake e Hiratake Salmão.

“Dorper Gourmet”

Há apenas 17 anos no Brasil, as raças de origem sul-africana Dorper e White Dorper já alcançaram um plantel de 160 mil animais registrados e anotam 100% de liquidez em leilões e vendas diretas. Conquistaram adeptos ao redor do mundo pela capacidade em reduzir os custos de produção dos criadores e transferir qualidades gourmets à carne de cordeiro. São animais rústicos, precoces, férteis e que possuem rendimento de carcaça acima da média. “Foram desenvolvidas, a partir do cruzamento entre raças nativas e a inglesa Dorset Horn, culminando em animais adaptados aos mais de 40 microclimas brasileiros”, detalha Daniel Cipolletta, membro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABCDorper.

Diferenciais esses que colaboraram para resolver um dos principais gargalos na alta gastronomia: a falta de cortes cárneos padronizados e de qualidade superior. Boa parte da carne de cordeiro consumida no País é importada do Uruguai e tem a região Sudeste como principal destino. Entretanto, a preferência atual é pelo “cordeiro prime”, abatido ainda jovem e com alto rendimento, distribuição de gordura na carcaça e cortes diferenciados.

Nacional do Dorper

Segundo Regina Valle, coordenadora técnica da ABCDorper, este é um dos eventos mais aguardados no calendário da ovinocultura nacional, por reunir as raças com maior ascensão atualmente. Ocorre em caráter itinerante, tendo sido realizada em diversas estados. Valinhos disponibilizará ótima logística, sendo próxima do aeroporto e das principais rodovias do Estado de São Paulo, lembrando um pouco a extinta Feinco (Feira Internacional de Caprinos e Ovinos). “Estamos trabalhando para fazer um evento condizente com o crescimento do Dorper e do White Dorper no Brasil”, promete Regina.

E o responsável por avaliar os animais os 800 animais em julgamento será o jurado Philip Strauss, da Namíbia. Vizinha a Botsuana, na África Austral, o país apresenta animais com boa conformação e pelagem, mesmo sob as inóspitas condições semidesérticas. Desta exposição, sairão os grandes campeões nacionais que ajudarão a aquecer o mercado de genética ovina.

Genética campeã em três leilões

Fora das turbulências que afetam outros setores da pecuária, o momento é oportuno para ingressar na criação de ovinos, devido à gigantesca demanda por carneiros superiores em qualidade de carne. E parte da melhor genética Dorper e White Dorper estará disponível em três leilões durante a 1º ExpoAgro Valinhos e 11° Nacional das Raças Dorper e White Dorper.

O primeiro remate será o Leilão Celebrate, que ocorre no dia 5 de outubro, às 19 horas, com promoção da Dorper Alliansie (São José do Egito/PE), DGA Dorper (São Paulo/SP), Dorper Dom Miguel (Águas de Lindoia/SP), Kaiowas Dorper (Itapetininga/SP) e VPJ Pecuária (Mococa/SP).

Já no dia 6 de outubro, a partir das 20 horas, será a vez do Leilão Dorper Connection, que se destacou como o principal em 2016, ao movimentar R$ 470 mil. As promotoras Cordeiro Medalha (Rolândia/PR), Five Star’s (Vinhedo/SP), Interlagos (Valinhos/SP) e MOV Dorper (Atibaia/SP) esperam repetir a façanha com animais do time de pista. A Dorper Campo Verde (Jarinu/SP) e a Luxor Dorper (Indaiatuba/SP), reforçam o time como convidadas especiais.

Encerrando a rodada de negócios com chave de ouro, a Buriá Dorper (Senhor do Bonfim/BA) e a Fazenda Bonfim (São Paulo/SP) representam a força nordestina na seleção de animais superiores com o Leilão Dorper Brasil, agendado para 7 de outubro, às 13 horas, com organização da Leilonorte. “O Dorper e o White Dorper crescem à medida em que mais consumidores conhecem a carne de cordeiros abatidos com no máximo 150 dias. O retorno de capital ocorre no curto prazo, e os três promotores abrem caminho para investimentos em uma das mais rentáveis atividades do agronegócio”, finaliza Regina.

Fonte: Pec Press® - Imprensa Agropecuária

◄ Leia outras notícias