Internacional

UE vai adotar meta de redução de uso de agrotóxicos e fertilizantes

A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira que a União Europeia (UE) vai adotar como meta a redução de 50% no uso de pesticidas e uma diminuição de pelo menos 20% na utilização de fertilizante


Publicado em: 21/05/2020 às 11:40hs

UE vai adotar meta de redução de uso de agrotóxicos e fertilizantes

A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira que a União Europeia (UE) vai adotar como meta a redução de 50% no uso de pesticidas e uma diminuição de pelo menos 20% na utilização de fertilizantes. As medidas fazem parte de uma estratégia chamada de "Farm to Fork", que pretende tornar o sistema alimentar mais saudável, garantindo a segurança alimentar e reduzindo os danos ambientais e climáticos, de acordo com comunicado oficial do grupo.

O pacote de medidas inclui, ainda, uma redução de 50% nas vendas de antimicrobianos usados em animais e a implementação de agricultura orgânica em 25% das terras agrícolas. Segundo a entidade, a estratégia depende dos agricultores, pescadores e aquicultores europeus, que vão receber novas fontes de financiamento e todo o apoio necessário para adoção das práticas mais sustentáveis.

"Tornar a sustentabilidade a marca registrada da Europa abrirá novas oportunidades de negócios e diversificará as fontes de renda para os agricultores e pescadores europeus", afirma a Comissão no documento. Para entrar em vigor, a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho.

No âmbito da pandemia do novo coronavírus, o grupo também defende que as medidas podem apoiar a recuperação econômica, fortalecendo a resiliência da sociedade a futuras ameaças, aumentando a proteção da vida humana e selvagem.

"Temos de avançar e tornar o sistema alimentar da UE uma força motriz para a sustentabilidade. A Estratégia Farm to Fork fará uma diferença positiva na maneira como produzimos, compramos e consumimos nossos alimentos que beneficiarão a saúde de nossos cidadãos, sociedades e meio ambiente", reforça a comissária para Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides.

Fonte: Estadão Conteúdo

◄ Leia outras notícias