Soja

UE elogia importações de soja dos EUA às vésperas de novas negociações comerciais

Representantes do bloco e dos EUA vão se encontrar para tratar da abertura de seus mercados. Eles estão em trégua comercial desde julho


Publicado em: 09/01/2019 às 15:00hs

UE elogia importações de soja dos EUA às vésperas de novas negociações comerciais

A União Europeia elogiou nesta segunda-feira (7) o aumento nas importações de grão de soja dos Estados Unidos e disse que o país poderia importar mais, em comentários que buscam por concessões do governo do presidente Donald Trump nas negociações comerciais desta semana.

A comissária de Comércio da UE, Cecília Malmstrom, vai se encontrar com o representante do Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, na terça-feira em Washignton para realizar negociações sobre a abertura de seus mercados, disse a Comissão Europeia.

Trump concordou, em julho, em não impor tarifas sobre as importações de automóveis da UE, enquanto os dois lados exploravam formas de impulsionar o comércio, incluindo um possível acordo para remover as tarifas sobre produtos industriais não automobilísticos.

O presidente dos Estados Unidos, que descreveu o acordo fechado em julho com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, como uma vitória para os produtores de soja dos EUA, disse à Reuters no mês passado que as tarifas sobre os automóveis ainda são uma opção se as negociações não ocorrerem bem.

A Comissão, que negocia acordos comerciais para as 28 nações da UE, disse nesta segunda-feira que o acordo firmado em julho levou a um aumento de 112% nas importações de soja dos EUA no segundo semestre de 2018. A participação dos EUA no mercado da UE agora é de 75%.

O aumento foi impulsionado por uma queda no preço da soja nos EUA, que recuou depois que a China impôs tarifas mais altas sobre os grãos norte-americanos em seu fluxo comercial com Washington, e não por causa de qualquer ação conjunta da UE, disseram analistas.

A Comissão também disse que as importações de soja dos EUA devem subir ainda mais depois do início de um processo para permitir o uso de soja para biocombustíveis na Europa.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias