Gestão

Ubyfol reforça parceria com cooperativas

Empresa tem como objetivo levar aos produtores cooperados suporte completo de produtos e serviços


Publicado em: 13/09/2019 às 07:00hs

Ubyfol reforça parceria com cooperativas

O cooperativismo desempenha um papel muito importante no crescimento e sustentabilidade do agronegócio brasileiro. Segundo estudo realizado este ano pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), atualmente somente no segmento agropecuário, existem 1.613 cooperativas que reúnem 1 milhão de cooperados e empregam cerca de 209 profissionais. Os produtores unidos conseguem otimizar a compra de insumos, facilitar a comercialização de produtos agrícolas e ainda ampliam sua capacidade de armazenagem.

Juntos, em cooperativa, eles largam na frente na produção agrícola, recebem apoio técnico e são os primeiros a implementar e difundir novas tecnologias. A Ubyfol vem acompanhando de perto todo esse desenvolvimento, acreditando nessa grande relevância que o cooperativismo tem para o setor, e tem apostado nas parcerias com as cooperativas no Brasil. Assim, neste ano, a estratégia da empresa tem sido fortalecer o relacionamento com os associados e levar as tecnologias de ponta até eles.

Um dos exemplos é a aliança com a Coplacana, Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo. “Nossa atuação junto aos cooperados começou no fim de 2017 e, em menos de dois anos, conseguimos fazer negócios em todos os polos da Cooperativa. Graças aos resultados obtidos em campo, aliados à confiança, preparo das equipes Ubyfol e com o apoio da Coplacana, hoje alcançamos a liderança do seguimento acessando as agroindústrias e seus fornecedores, com um vasto horizonte de crescimento nos negócios”, destaca Juliano Balbino, coordenador comercial.

Cooperativas como a Coplacana têm um grande número de produtores que são usuários exclusivos de seus canais de compra. Isso propicia além da força de acesso, capilaridade naqueles que compram de mais de um fornecedor. “Atualmente somos líderes no mercado de cana-de-açúcar, com grande presença em agroindústrias (de pequeno e grande porte), e num negócio onde mais de 40% da produção está em mãos de produtores, é extremamente necessário um canal de distribuição que acesse tal mercado”, explica Balbino.

Parceria com a Coopavel

Outra importante cooperativa que é parceira da Ubyfol é a Coopavel, Cooperativa Agroindustrial de Cascavel. “Essa aliança é muito importante para nossa empresa. São mais de cinco mil produtores associados a Coopavel principalmente na região Oeste do Paraná. Não seria um trabalho muito fácil atender diretamente cada um desses cooperados e mais três mil outros que compram junto a cooperativa e não são associados. Por isso a grande importância da parceria”, diz Givanildo Siqueira, RTV da Ubyfol na região.

Segundo o profissional a empresa tem buscado fortalecer sua linha de nutrição vegetal, que hoje representa cerca de 25% das vendas dentro da cooperativa. “Este segmento é uma fatia de mercado de extrema importância para as estratégias da empresa, e trabalharemos para conquistar ainda mais espaço nessa região”.

A aliança junto a cooperativa também tem crescido no que diz respeito a linha de recobrimento da Ubyfol, que acontece desde 2014. “A Ubyfol desenvolveu uma linha de recobrimento de fertilizantes, e a tecnologia Ubymix foi criada especialmente para a Coopavel. Isso tem dado muito certo. E hoje as agroindústrias de adubo da cooperativa utilizam 100% dos micronutrientes da linha Ubycover”, conta o RTV.

Outras parcerias importantes

Além das cooperativas já mencionadas, Coopavel e Coplacana, segundo José Marcos Nascimento, diretor comercial da empresa, a Ubyfol valoriza em grande escala o cooperativismo e tem outras importantes parcerias pelo Brasil todo. São elas: Integrada, Coopernorte, Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos, Coprossel, Cooperativa Agropecuária de Alto Paranaíba, Copagril, Coagru, Coperboa, Cooperativa Agrícola Pontagrossense, Conapi, Coplana, Coperacel, Castrolanda, Cooperativa Mista Agro Industrial da Amazônia, Cooperativa Agro Pecuária de Jacutinga e Cooperativa Agrícola Mista de Itu.

Fonte: Rural Press

◄ Leia outras notícias