Transgênicos

Transgênicos não provocam declínio de borboletas

"É uma tendência que começou décadas antes da introdução de culturas transgênicas”


Publicado em: 25/02/2019 às 14:00hs

Transgênicos não provocam declínio de borboletas

Um estudo conduzido por Jack Boyle, pós-doutorando na área de Ciência e Política Ambiental no College of William & Mary, nos Estados Unidos, indicou que as culturas transgênicas não estão relacionadas com o declínio de borboletas monarca. A pesquisa foi publicada na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências EUA (PNAS).

O estudo indica que as monarcas eram abundantes no início do século XX e declínios recentes supostamente atribuído a culturas tolerantes a herbicidas foram realmente parte de uma tendência descendente. Segundo ele, foi observado que o fenômeno começou por volta de 1950 e que não está ligado ao cultivo de variedades biotecnológicas.

O estudo afirma que o declínio das propriedades familiares em favor da agricultura industrial teve um impacto direto sobre o habitat das seringas, limitando significativamente sua presença. O momento em que a presença da borboleta monarca começa a cair corresponde aproximadamente à revolução agrícola de meados do século, que levou a uma maior mecanização e insumos químicos para as terras agrícolas.

Nesse contexto, os pesquisadores afirmaram que as culturas resistentes aos herbicidas não têm uma ligação direta com o declínio da borboleta monarca. Ele ressalta que, embora o tamanho das fazendas, o uso de herbicidas e o uso de fertilizantes tenham relação direta, ainda existem muitos fatores que influenciaram e são desconhecido. “Claro, é uma tendência que começou décadas antes da introdução de culturas transgênicas”, conclui.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias