Mercado Florestal

Trabalho nas florestas de eucalipto não para em época de corte

A floresta de eucalipto forma uma imensidão verde


Publicado em: 19/03/2020 às 18:20hs

Trabalho nas florestas de eucalipto não para em época de corte

São quase 300 hectares plantados em uma fazenda em Campina do Monte Alegre, no Sudoeste de São Paulo. A propriedade tem mais de 350 mil árvores, que ficam prontas para o corte quando completam 7 anos.

É nesse momento que os trabalhadores são escalados para a colheita. O serviço não acaba na hora que o Sol se põe. A produção de celulose não pode parar. À noite, a colheitadeira segue a indicação dos refletores. Em poucos minutos, a máquina corta, descasca e divide o tronco que depois será levado para as fábricas.

A produção costuma aumentar no período noturno. Thaís Maria Milani, gerente de operações florestais da maior empresa brasileira produtora de celulose de eucalipto, explica que o rendimento aumenta porque o número de paradas das máquinas diminui. As manutenções são concentradas durante o dia.

Os trabalhadores fazem parte de um setor que responde por quase 1,5% do PIB, que é a soma de todas as riquezas do Brasil. A plantação nacional de eucalipto é de quase 6 milhões de hectares. Os dados do IBGE ainda apontam que 500 mil trabalhadores atuam diretamente na produção de celulose no país.

A colheita é apenas uma etapa dessa rica cadeia produtiva. A madeira cortada é empilhada para secar e ser recolhida. Seja de noite ou de dia, o trabalho só continua nas mesmas áreas ano após ano porque todo eucalipto é replantado, tudo com planejamento para que a atividade continue por muito tempo.