Agricultura Familiar

Trabalho de gerações: família de agricultores é destaque em Vitória

No campo é onde a família Bianchi colhe bons frutos, que serão expostos na Feira da Agricultura Familiar, na Praça do Papa


Publicado em: 27/09/2019 às 14:20hs

Trabalho de gerações: família de agricultores é destaque em Vitória

O agricultor familiar Lodovico Bianchi, junto à sua esposa, Maria Goretti Badiani Bianchi, passaram os conhecimentos do trabalho com a terra para seus quatro filhos. Os caminhos do campo continuam a ser trilhados dentro da família pelos pequenos passos do neto Miguel Santiago Bianchi, 5 anos, que já observa e acompanha o trabalho dos pais, tios e avós.

A agricultura familiar se divide em duas pequenas propriedades no norte e noroeste do Espírito Santo. No interior de São Gabriel da Palha, em Córrego Bley, está localizada a agroindústria que faz o beneficiamento de banana, aipim, inhame e batata doce. De lá saem os chips artesanais que carregam o nome de “Sabores Caseiros”, não à toa, como afirma a agricultora familiar Ranielle Badiani Bianchi e filha do casal. Já no distrito de Córrego Rodrigues, em Sooretama, é feita a produção de café, pimenta, coco, banana, aipim, milho, frutas e outras variedades.

Renda extra na cidade

O sustento de toda a família, que também agrega o esposo de Ranielle, Sandro Groner e uma cunhada, vem da agricultura há mais de 20 anos. Uma oportunidade de aumentar a renda por meio da comercialização dos produtos familiares é na 14ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo (Feafes).

Participante desde a primeira edição da feira, a família realiza a exposição dos chips artesanais por intermédio da Cooperativa de Agroindustrialização e Comercialização da Agricultura Familiar (COOACAF). Ranielle afirma que a Feafes é um espaço importante para contatos com novos parceiros e articulações comerciais. “A feira é como uma vitrine para o nosso trabalho. É lá que podemos mostrar os nossos produtos para as pessoas da cidade e ainda conquistar novas parcerias”, disse.

Além da família Bianchi, diversas outras da região vão expor em estandes seus produtos como mel, chocolate, pães, biscoitos, doces “e muitas outras delícias do campo que vão para a capital”, completou Ranielle.

Geração de empregos

A agricultora rural destacou ainda a importância econômica da agricultura familiar para os trabalhadores do campo. “Somos geradores de empregos e produtores de diversos alimentos que vão para todo o estado. Com isso, o dinheiro circula nos municípios e movimenta a economia que vem da agricultura familiar”.

Mais sobre a Feafes

O grande encontro entre o campo e a cidade, que acontece na Praça do Papa, em Vitória, entre os dias 04 e 06 de outubro, vai reunir expositores (as) do interior de todo estado que vão trazer produtos elaborados pela agricultura familiar. Serão alimentos orgânicos, queijos, mel, biscoitos, linguiças artesanais e diversos outros que estarão disponíveis para venda e degustação. A feira também contará com atividades de cidadania e culturais, estandes de artesanato, painéis de debates e encontros de negócios. Além de muitas comidas, música e danças típicas da cultura rural tradicional.

Fonte: Resultate

◄ Leia outras notícias