Bovinos Leite

Tourinhos Girolando aprovados em pré-teste contam com genética GENEX

Evoluto e Legado são filhos da premiada Quelinha e netos do touro Everett, um dos mais comercializados do Brasil


Publicado em: 11/06/2018 às 14:00hs

Tourinhos Girolando aprovados em pré-teste contam com genética GENEX

O resultado da 6ª Prova de Pré-seleção de Touros Girolando, anunciado durante o Dia de Campo do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) no mês de maio, aprovou dois tourinhos filhos da vaca Quelinha FIV 2B, integrante da bateria de leite da GENEX. Ambos receberam alta avaliação em libido, fertilidade, caracterização racial e temperamento leiteiro, o que os fez ingressar no Teste de Progênie e serem contratados pela central.

Segundo o gerente de produto leite da GENEX, Bruno Scarpa Nilo, os tourinhos Evoluto e Legado são frutos de acasalamentos dirigidos, orientados para que resultassem na melhor genética do Girolando, expressos na recordista mundial Quelinha FIV 2B e no touro Tango, Holandês que é destaque absoluto da raça. “Os tourinhos trazem na linha materna o sangue do touro Everett, um dos mais comercializados no Brasil, pai da Quelinha, recordista mundial de produção com mais de 100,00 kg de leite/dia. Na linha paterna, escolhemos o Tango para acasalar com a Quelinha pela excelente prova que ele tem, com muito leite e qualidade de sistema mamário. Essa combinação trouxe ao mercado o Evoluto e o Legado. Genética que só melhora!”, enfatiza.

Além deles, mais dois tourinhos aprovados no pré-teste foram contratados pela GENEX, Nick e Elvys. “Nick é filho de Jacey, um touro Holandês nosso que morreu precocemente, mas deixou muitas filhas excelentes por aí e Elvys é um achado, touro de uma família extraordinária de vacas extremamente produtivas e bem conformodas”, finaliza Scarpa Nilo.

Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

A prova foi realizada no período de novembro de 2017 a abril de 2018 e teve participação de 69 animais, sendo que, destes, 40 (58%) foram classificados como aptos a participarem do Teste de Progênie. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a avaliação genômica de todos os touros inscritos tornou o resultado ainda mais preciso e refinado. Já Embrapa Gado de Leite destacou que é de suma importância realizar a pré-seleção de touros jovens para avaliar quesitos de fertilidade e viabilidade do sêmen à criopreservação, visto que em média menos da metade dos animais candidatos ao teste de progênie foram aptos. Isto representa economia de tempo e de recursos quanto à avaliação de animais a serem testados no PMGG.

Fonte: Attuale Comunicação

◄ Leia outras notícias