Gestão

Teste de Eficiência Alimentar Angus 2019 teve início nesta segunda-feira

A prova, que conta com a participação de 15 propriedades, vai analisar os animais nascidos de 01/07/2017 a 30/09/2017, com avaliação positiva e superior ao sobreano no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo)


Publicado em: 13/06/2019 às 15:20hs

Teste de Eficiência Alimentar Angus 2019 teve início nesta segunda-feira

Iniciou na segunda-feira (10/06) o Teste de Eficiência Alimentar Angus 2019. Os 21 exemplares inscritos para participar chegaram na Estação Experimental Agronômica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), localizada em Eldorado do Sul/RS, na última quarta-feira (05/06). A prova, que conta com a participação de 15 propriedades, vai analisar os animais nascidos de 01/07/2017 a 30/09/2017, com avaliação positiva e superior ao sobreano no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).

Com duração de 98 dias, o teste será dividido em duas etapas. Na primeira, os exemplares devem passar pela adaptação alimentar e estrutural do local, com duração de até 28 dias. Já a segunda, vai avaliar o Consumo Alimentar Residual (CAR). Segundo o gerente de Fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, com a prova será possível mensurar qual animal é mais eficiente no seu consumo alimentar. "Nosso objetivo é identificar os animais com níveis altos em eficiência para que os criadores possam reproduzir a melhor linhagem e para que o banco de avaliação genômica possa ser alimentado", avalia.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Angus e criador da Fazenda Brasil Florestal, de Itaiópolis (SC), Nivaldo Dzyekanski, que participa do teste com dois touros, essa avaliação é de extrema importância para a evolução da raça. “O teste traz o benefício de identificação de indivíduos mais eficientes para a conversão alimentar. Dessa forma, a raça vai identificando animais que aproveitam mais os alimentos e ganham mais peso”, afirma.

Participam do teste exemplares da Estância Três Maria, de Santa Vitória do Palmar (RS), Cabanha Santa Nélia, de Jaguarão (RS), Cabanha Recalada, de Capão do Leão (RS), Cabanha Santo Antão, de Alegrete (RS), Cabanha Rincón Del Sarandy, de Uruguaiana (RS), Cabanha São Xavier, de Tupanciretã (RS), Cabanha Seival Del Touro, de Cachoeira do Sul (RS) e Tólio’s Farm, de Formigueiro (RS). Além disso, também estarão presentes a Fazenda Brasil Florestal, de Itaiópolis (SC), Fazenda da Barragem, de Dom Pedrito (RS), Estância Chalé, de Cachoeira do Sul (RS), Angus D'Santo Antonio, de São Francisco de Paula (RS), GAP Genética, também de Uruguaiana (RS) e Cia Azul Agropecuária, de Uruguaiana.

Conforme o professor pós-doutor do departamento de Zootecnia da UFRGS e coordenador da prova, Jaime Urdapilleta Tarouco, a expectativa é que 2019 possa superar os números de eficiência nos dados dos animais. “Os produtores vêm percebendo o quão importante é investir nesses dados. Precisamos aumentar o número de informações para que seja mais fácil e rápida a avaliação genômica dos exemplares”, explica. Segundo ele, esses dados auxiliam toda a cadeia, do criador ao mercado.

Fonte: Jardine Comunicação

◄ Leia outras notícias