Transgênicos

Terceira geração de transgênicos de soja é apresentada no Brasil em 2018

Agricultores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e Goiás puderam conhecer os benefícios plataforma INTACTA 2 XTEND® durante o projeto itinerante Gigantes da Soja


Publicado em: 21/12/2018 às 14:10hs

Terceira geração de transgênicos de soja é apresentada no Brasil em 2018

Foram 5.460 quilômetros rodados – o equivalente a uma distância maior que sair do Oiapoque (AP) em direção ao Chuí (RS) – para levar o projeto Gigantes da Soja, promovido pela Bayer, aos produtores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. Os sojicultores dessas importantes regiões produtoras do grão no Brasil participaram de um dia de campo onde puderam ver pela primeira vez a soja com tecnologia INTACTA 2 XTEND® plantada em campos de testes e puderam conhecer os benefícios que irá trazer ao produtor.

Ao todo, foram realizadas 36 sessões do Gigantes da Soja com mais de 72 horas de apresentações, entre os dias 19 de novembro e 14 de dezembro, para mostrar como será a nova era da tecnologia aos agricultores. Mais de 1.000 produtores puderam entender de que forma essa o futuro lançamento irá ajudá-los a aumentar a produtividade da lavoura e a ter um controle maior de pragas.

O sojicultor da cidade de Rio Verde (GO), Danilo Pimenta (28), foi um dos convidados a participar do evento em Uberlândia (MG) e se diz ansioso pela chegada da nova semente ao mercado. Ele e o pai plantam soja em pouco mais de 7 mil hectares no município. Segundo Pimenta, o uso de biotecnologias, como a INTACTA 2 XTEND®, agrega ainda mais ao agricultor, pois o ajuda no controle de pragas e a aumentar a produtividade.

"A gente busca sempre uma forma de produzir mais, gastando menos, usando cada vez menos recursos e fazendo uma agricultura de forma sustentável. Pelo que nos foi apresentado, essa nova soja vai nos ajudar nesse aumento de produtividade, então, provavelmente, eu serei um dos que irá usá-la quando for lançada", afirma.

Gigantes da Soja

Os dias de campo tem formato inovador e tecnológico para apresentar com mais clareza como a plataforma INTACTA 2 XTEND® auxiliará o agricultor. Durante o evento, os sojicultores são levados a uma imersão em campo para entender todos os benefícios e diferenciais que essa nova biotecnologia trará ao mercado.

"Tudo isso de maneira interativa e diferente do que já foi visto nas feiras. Os produtores também poderão tirar dúvidas e saber como impactará seu dia a dia e, claro, aumentará sua produtividade", conta o líder de lançamento da nova tecnologia para soja da Bayer, Fábio Passos. Em 2019, o Gigantes da Soja passará também pelos municípios de Passo Fundo (RS), de 14 a 17 de janeiro e Luís Eduardo Magalhães (BA), entre os dias 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2019.

Com previsão para lançamento comercial no Brasil em 2021, a soja com tecnologia INTACTA 2 XTEND® será a terceira geração de transgênicos trazida pela Bayer ao mercado nacional. Tolerante ao herbicida glifosato, a plataforma trará também uma nova ferramenta para o controle de plantas daninhas: o dicamba, que oferecerá um amplo controle de plantas daninhas de folhas largas, como a buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto.

Fonte: Agência Ideal HKS - Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias