Outros

Telhados solares atingem 2º gigawatt instalado no Brasil e devem crescer mais em 2020

A grande procura dos consumidores brasileiros pelas placas de energia solar levou a tecnologia a alcançar o seu segundo Gigawatt (GW) instalado no segmento de geração distribuída


Publicado em: 19/02/2020 às 08:20hs

Telhados solares atingem 2º gigawatt instalado no Brasil e devem crescer mais em 2020

Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a marca foi atingida no dia 10 de janeiro, quando havia 171.983 sistemas fotovoltaicos instalados.

Crescendo de forma consecutiva a cada ano no Brasil, a tecnologia alcançou a nova marca em bem menos tempo que levou para conquistar seu 1º GW, em agosto do ano passado.

O início de tudo foi em 2012, quando a Aneel promulgou as regras do segmento em sua Resolução Normativa 482, que deverá ser atualizada ainda em 2020.

A atualização das regras gerou grande debate no setor em 2019, quando a Aneel sinalizou retirar o subsídio do segmento alegando suposto prejuízo das distribuidoras.

O caso teve desfecho favorável para os consumidores no começo deste ano, quando o presidente Jair Bolsonaro declarou que “está sepultada qualquer possibilidade de taxar Energia Solar”.

A afirmação veio como um alívio para o setor, que agora espera mais um ano de forte desempenho após um 2019 de recorde nas instalações.

Foram 112.741 micro e minigeradores solares instalados em todo o país no ano passado, um crescimento de mais de 212% em relação a 2018.

A forte expansão resulta em vagas de trabalho, que atraem cada vez mais profissionais capacitados para trabalhar com a venda, projeto ou instalação dos sistemas.

Quem visa uma oportunidade primeiro precisa realizar um curso técnico de energia solar, que ensina os conceitos, equipamentos e funcionamento da tecnologia, seja na modalidade presencial ou online.

Instaladores solares são a mão de obra mais requisitada no mercado, sendo necessários ao menos dois deles por instalação.

Já os profissionais formados em engenharia podem atuar como projetistas solares, desenvolvendo o projeto fotovoltaico e sendo responsável pela sua assinatura junto ao CREA de cada região.

O mercado também favorece empreendedores, que podem começar um negócio lucrativo por meio de ótimos modelos de franquia de energia solar fotovoltaica.

De acordo com a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), foram 15,6 mil trabalhadores atuando em todo o setor solar brasileiro em 2018, número que deve crescer nos próximos anos junto com o aumento das instalações.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), 1,3 milhão de brasileiros estarão inseridos no segmento de geração distribuída até 2029, somando uma capacidade instalada de 11,4 GW.

Fonte: CELULOSE ONLINE

◄ Leia outras notícias