Agricultura Precisão

Tecnologia democratiza agricultura de precisão entre fabricantes

Produtos permitem que maquinários sejam adaptados à agricultura 4.0


Publicado em: 01/04/2020 às 07:40hs

Tecnologia democratiza agricultura de precisão entre fabricantes

A tecnologia da agricultura de precisão transformou a fabricação dos maquinários agrícolas. Para melhor aproveitamento do solo, de insumos e da aplicação de produtos, tratores e colheitadeiras, por exemplo, já saem dos fabricantes com inovações tecnológicas avançadas embarcadas, como scanners, microprocessadores e softwares. Porém, os custos dessas produções ainda podem ser alto para todos os fabricantes.

A solução pode estar em parcerias com quem produz essas tecnologias. Manter a produção de máquinas e agregar, de um fornecedor, hardwares (produto físico, como displays, controladores e sensores), software (sistema operacional) ou ambos (um equipamento que já venha com a tecnologia integrada de fábrica). A Divisão de Agricultura da Hexagon, sediada em Florianópolis, desenvolve, desde 2004, soluções integradas para a gestão das operações do plantio à colheita e logística, possibilitando a automação de maquinários e a maximização do controle operacional.

"Nem todos os fabricantes possuem recursos para arcar com desenvolvimento das tecnologias da agricultura de precisão, e é aí que nós atuamos", explica o Presidente da Divisão de Agricultura da Hexagon, Bernardo de Castro. "Desenvolvemos tecnologias embarcadas para fabricantes de tratores e implementos, com o objetivo de transformá-los em verdadeiras ferramentas tecnológicas para eficiência agrícolas".

A PVT Agriculture, fabricante do setor de pulverizadores, é um exemplo. "Notamos que tínhamos uma deficiência nos controladores por GPS dos nossos implementos, o que nos gerava gasto elevado de atendimento de pós-venda e visitas técnicas em campo", conta o diretor da empresa, Marcelo Variza. "Precisávamos de soluções inovadoras do mercado nacional, que estivessem prontas para serem instaladas nas máquinas e que agregassem valorização de mercado aos pulverizadores". A adequação veio através da Hexagon, com a implementação de produtos da plataforma HxGN AgrOn, como o AgrOn Piloto Automático e AgrOn Controle de Pulverização.

Orientado por satélite por meio de uma antena instalada no trator, o AgrOn Piloto Automático apoia a navegação de tratores, máquinas e implementos agrícolas e florestais; e garante o alinhamento das rotas com uma precisão de até 2 centímetros. A rota pode ser planejada diretamente do escritório. Dessa forma, é possível maximizar os recursos de campo, diminuir significativamente a compactação do solo e aumentar os tempos produtivos.

Já o AgrOn Controle de Pulverização permite maior controle de quantidade de produtos aplicados. Além de diminuir desperdícios e, com isso, reduzir custos, a administração automatizada também implica em menos agrotóxicos usados nas produções, podendo atingir até 25% a menos de químicos.

Soluções - Além de ser um meio para a transformação digital da agricultura, os desenvolvimentos na plataforma HxGN AgrOn reduzem os desperdícios de matéria-prima, sincronizam e conectam operações, mantêm a lucratividade enquanto os preços aumentam e reduz o tempo de inoperabilidade das máquinas. No total, são mais de 35 produtos desenvolvidos para as operações de cultivo, colheita e transporte, para consumidor final, empresas agrícolas e fabricantes, e alguns deles estarão expostos na feira.

Fonte: Dialetto

◄ Leia outras notícias