Capacitação

Técnicos da ATeG bovinocultura de leite participam de capacitação técnica em Treze Tílias/SC

Programa atende 1.400 propriedades rurais em Santa Catarina em 2018


Publicado em: 19/09/2018 às 08:40hs

Técnicos da ATeG bovinocultura de leite participam de capacitação técnica em Treze Tílias/SC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) iniciou em 2016 o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na cadeia produtiva do leite. O Estado foi pioneiro na execução do programa MAPA Leite e conta, atualmente, com um dos maiores números de produtores atendidos: ao todo serão 1.400, em 2018, nos dois programas ATeG MAPA Leite e ATeG Sistema Faes/Senar.

Com o objetivo de padronizar os procedimentos técnicos e metodológicos da ATeG em bovinocultura de leite o Sistema Faesc/Senar-SC promoveu, na última semana, encontro com os técnicos de campo e supervisores em Treze Tílias.

O encontro foi organizado pela coordenadora estadual do programa Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, supervisores técnicos do ATeG Leandro Simioni, Jeam Carlos Palavro e Fernando da Silveira e supervisores regionais do Senar/SC Diego Machado Visintin, Darci Aloisio Wollmann, Carine Weiss, Sueli Silveira Rosa, Grasiane Bittencourt e Helder Jorge Barbosa. O evento contou ainda com a presença do presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo.

Os profissionais foram capacitados com relação ao Sisateg Bovinocultura de Leite pelos técnicos do Senar Nacional Julia Carolina de Barros e Evandro Abdão, em produção de milho para silagem e em nutrição de ruminantes.

“Aceitamos o desafio e fomos o primeiro Estado a aderir ao programa ATeG MAPA em bovinocultura de leite. Ao longo desses dois anos muitos foram os avanços observados nas propriedades rurais atendidas, principalmente no que diz respeito a gestão. Para nós, é motivo de orgulho e satisfação ver o quanto a assistência técnica tem contribuído para o crescimento da produção, aumento da rentabilidade e melhoria da qualidade de vida no meio rural”, observa Pedrozo.

Paula explica que as 53 turmas de produtores rurais são divididas entre as sete regiões de Santa Catarina. Os produtores rurais recebem uma visita mensal dos técnicos de campo com orientações técnicas e gerenciais. Cada técnico elabora o levantamento de dados da propriedade e avançaram com a elaboração de um plano estratégico, prosseguindo com a indicação das adequações necessárias e as tecnologias mais indicadas para cada situação. “Os dados das propriedades são lançados no sistema Sisateg que abriga informações de todo o País e contribuem para uma melhor análise técnica e gerencial permitindo o acompanhamento da evolução das propriedades rurais”.

O Sistema Faesc/Senar-SC conta atualmente com 46 técnicos de campo e três supervisores técnicos na Bovinocultura de Leite, além da estrutura de apoio dos Sindicatos Rurais da região e dos supervisores administrativos do SENAR/SC. “O objetivo é contribuir para uma gestão sustentável e lucrativa das propriedades”, complementa o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

A ATeG representa um salto na capacitação dos produtores rurais, pois os prepara para a condução das atividades agrícolas e pecuárias com uma visão empresarial e o emprego de avançadas técnicas de gestão e controle. “As ações refletirão no desempenho das propriedades rurais catarinenses e servirão de exemplo para que outros produtores invistam na assistência técnica e gerencial”, conclui o presidente Pedrozo.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias