Cana de Açucar

Stoller apoia lançamento de livro sobre nematoides e pragas na cana-de-açúcar

Stoller, empresa especializada em nutrição e fisiologia vegetal, apoiou a lançamento do livro “Nematoides e pragas da cana-de-açúcar”


Publicado em: 12/09/2018 às 07:40hs

Stoller apoia lançamento de livro sobre nematoides e pragas na cana-de-açúcar

Trazendo um panorama dos aspectos e danos causados por pragas e nematoides na cultura da cana-de-açúcar, a Stoller, empresa especializada em nutrição e fisiologia vegetal, apoiou a lançamento do livro “Nematoides e pragas da cana-de-açúcar”, de autoria da pesquisadora Leila Luci Dinardo-Miranda. A iniciativa contempla o compromisso da companhia em colaborar com a disseminação de conhecimento para a cadeia produtiva.

A obra apresenta informações sobre os tipos de pragas e nematoides presentes na cana-de-açúcar no Brasil, com destaque para Pratylenchus zeae, Meloidogyne javanica, M. incognita, P. brachyurus, broca comum, broca gigante, cigarrinha das raízes e das folhas, Sphenophorus levis, Migdolus fryanus, cupins, pão-de-galinha e broca peluda, Metamasius hemipterus e formigas.

A publicação destaca ainda os aspectos da biologia, danos, fatores que influenciam as populações de cada espécie, além das técnicas de amostragem, estimativas dos níveis de dano econômico e de controle.

"Os nematoides e as pragas de solo são um sério problema para o desenvolvimento da cultura no país. Estima-se que os nematoides podem reduzir a produtividade da cana-de açúcar de primeiro corte de 20% a 30%. Além disso, causam a queda de produtividade entre 10% a 20% por corte das soqueiras, reduzir a longevidade do canavial em cerca de um corte. Por isso, o livro é uma importante ferramenta de conhecimento para o setor produtivo", destaca Miranda.

Na obra, a autora também apresenta os resultados obtidos em experimentos de controle de nematoides com produto biológico Rizotec, bionematicida isolado do fungo Pochonia chlamydosporia (Cepa PC 10). “O bionematicida tem menos impacto ao ambiente, mas o que nos deixa bastante satisfeitos nesse caso é que os resultados do Rizotec mostraram que sua eficiência é semelhante ao químico, sem é claro, todo os impactos ambientais”, diz Miranda.

Para o CEO da Stoller, Rodrigo Oliveira, "é uma honra para empresa fazer parte deste projeto que leva informação e conhecimento, especialmente, porque a publicação traz estudos e experimentos que contribuem para a evolução da produtividade no campo", diz.

A obra, laçada neste ano, está em sua segunda edição e conta com 444 páginas. O livro pode ser adquirido pelo site o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), através do link: www.iac.sp.gov.br/publicacoes/porassunto/comoadquirir.php

Fonte: Assessoria de Comunicação da Stoller

◄ Leia outras notícias