Maquinas e Implementos

SSAB foca em soluções antidesgaste para o segmento de cana de açúcar

Siderúrgica sueca, produtora e distribuidora do aço para desgaste Hardox®, estabelece parceria com a empresa alagoana CIMEG para desenvolver soluções para o mercado de reposição das usinas de cana de açúcar da região Nordeste


Publicado em: 19/06/2020 às 13:00hs

SSAB foca em soluções antidesgaste para o segmento de cana de açúcar

Presente no Brasil há quase 17 anos, a SSAB, multinacional sueca líder mundial na fabricação de aços de alta resistência, tem focado seus esforços em compartilhar os resultados do desempenho do aço Hardox® em aplicações direcionadas ao segmento de cana de açúcar. Para promover esse desenvolvimento, conta com a parceria da alagoana CIMEG, que tem mais de 46 anos de história e experiência no segmento de soluções para o desgaste e faz parte da rede de parceiros do programa “Hardox Wearparts”, um grupo seleto de empresas com capacidade técnica para processar os aços de alta resistência da SSAB. Nesse contexto, uniu-se a excelência no aspecto siderúrgico e técnico, assim como sua expertise em cases de sucesso na aplicação do aço Hardox® na indústria de cana de açúcar, com a capacidade de processamento e comercial da CIMEG.

“O mercado brasileiro de cana de açúcar é o mais representativo do mundo e mesmo com todas recentes crises e problemas nesse segmento, o Brasil continua tendo uma enorme fatia da produção mundial. Por deter toda essa bagagem, a indústria de cana, assim como toda grande indústria, sofre com gargalos atrelados a manutenção de equipamento e perda de produtividade. E é justamente nesse ponto que o aço Hardox® se tornou extremamente interessante, pois em sua essência, busca sempre trazer um aumento de vida útil aos equipamentos e por consequência uma melhora na produtividade, não podendo deixar de lado a questão sustentável e a mitigação de riscos atrelados a manutenções em geral”, avalia Helvio Alexandre Menezes, sócio-proprietário da CIMEG.

As aplicações do aço Hardox® para o segmento de cana de açúcar se espalham desde o campo até a indústria. Na colheita por exemplo, é utilzado em peças de desgaste para a preparação do solo, nas colheitadeiras e canavieiros; na industria é utilizado, em barras chatas de mesa transportadora, desfribador e martelos; na geração de energia, em triturador de palha, aletas de exaustor e mesa de transporte de bagaço. Há aplicação ainda para exaustores, onde são utilizados os aços Hardox® 500/550 ou 600, dependendo das condições de operação e design da peça; e nos revestimentos laterais da moenda de cana, os aços Hardox® 500/550 são os mais indicados, dependendo também das condições de operação.

As chapas Hardox® são essencialmente materiais de alta resistência ao desgaste e com equilíbrio entre dureza e tenacidade, o que lhe permite trafegar entre muitas aplicações. São produzidas em diversos graus de dureza (350 – 700 Brinell) e uma larga faixa de espessura (0,7 – 160mm). O aço Hardox® expõe propriedades singulares, e além disso, é temperado em toda sua extensão, o que lhe permite garantir que a dureza mínima do núcleo é de 90 % da dureza mínima indicada na superfície. “Esse equilíbrio o torna perfeito para operar em condições extremas e infere um desgaste homogêneo em sua aplicação”, afirma Lucas De Noronha, gerente de vendas regional da SSAB.

Ele aponta as vantagens técnicas do uso do aço Hardox®. “As propriedades do aço da SSAB são uniformes e consistentes, além de nenhum tratamento térmico adicional ser necessário. O material também apresenta excelente planicidade devido ao baixo estresse residual e o processamento, como corte, soldagem e dobra, é amigável”, finaliza o gerente de vendas regional da SSAB.

Fonte: COMMUNICA BRASIL

◄ Leia outras notícias