Certificação

Souza Cruz se prepara para certificar 100% da produção de tabaco

Formação de mais de 180 responsáveis técnicos marca o início do programa


Publicado em: 08/06/2020 às 15:20hs

Souza Cruz se prepara para certificar 100% da produção de tabaco

Santa Cruz do Sul, 03 de junho de 2020 - A Souza Cruz lidera mais uma transformação na produção agrícola no Brasil ao ter como meta a certificação de 100% de sua produção de tabaco na Safra 2020/2021. A empresa aderiu ao programa de Produção Integrada de Tabaco do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e esse ano expande o projeto, englobando toda a sua base de produtores nos três estados do Sul. Em decorrência do programa, que estimula práticas mais sustentáveis no cultivo e cuidado redobrado com a qualidade do tabaco, milhares de agricultores brasileiros terão a oportunidade de melhorar sua eficiência e, consequentemente, elevar a rentabilidade e a competividade do seu produto no mercado nacional e internacional.

Atualmente 304 produtores nos três estados da Região Sul, responsáveis por uma produção de 1.812 toneladas de tabaco, já possuem a certificação. Para que essa base seja ampliada, de forma rápida e eficaz, todos da equipe técnica da Souza Cruz estão sendo capacitados como Responsáveis Técnicos para orientar os produtores. Além disso, por meio do portal do produtor, será disponibilizado conteúdo educativo e explicativo sobre as novas normas técnicas estabelecidas pelo MAPA.

A Produção Integrada do Tabaco - PI Tabaco surgiu da adesão do Sinditabaco e de empresas afiliadas, como a Souza Cruz, ao projeto de Produção Integrada de Produtos desenvolvido pelo Governo federal para diversas culturas. Além do MAPA e do Inmetro, o programa conta com a participação da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), e de uma certificadora independente, que audita todas as etapas pelas quais o tabaco passa.

Entre as principais normas a serem seguidas pelos agricultores para obtenção da certificação e do Selo de Qualidade estão: observar as recomendações técnicas (variedade, espaçamento, época de plantio); atender os requisitos de sustentabilidade (utilizar lenha de fontes legais, EPIs para cada atividade e preservar a mata nativa); adotar práticas conservacionistas de solo e água; e respeitar a legislação vigente.

O Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do MAPA, Fernando Schwanke, destaca a participação do setor na organização e na atualização da norma para trazê-la à aplicabilidade. "A expectativa é de que o tabaco seja uma grande referência a outras cadeias produtivas do Brasil porque ela traz tudo aquilo que o Ministério da Agricultura e, na verdade, o mundo quer da produção primária. Uma produção sustentável nos aspectos ambiental, social e econômico", afirma.

Para o Gerente Regional de Produção Agrícola, Paulo Favero, responsável pelo programa da Souza Cruz, é motivo de orgulho ter uma produção de qualidade 100% certificada, sustentável e reconhecida internacionalmente. "Estamos aptos a certificar toda nossa base, neste pouco espaço de tempo, porque muitas das práticas exigidas pelo MAPA já são realidade em nossa cadeia de produção. Agora, os agricultores terão a oportunidade de aprimorá-las, cultivando um tabaco ainda mais sustentável, garantindo a permanência de seu produto no mercado com um Selo de Qualidade", afirma.

Uma empresa fundada em 1903 pode ser inovadora?

Estamos investindo na transformação de uma indústria inteira, de forma a endereçar as necessidades de nossos consumidores e consumidoras e sempre lançando tendências de produtos, com marcas globais como Dunhill, Kent e Rothmans. Estamos presentes em todos os cantos do Brasil, com cerca de 6 mil colaboradores diretos e 2 mil sazonais, indo de uma ponta da cadeia à outra - em uma parceria de mais de 100 anos com os produtores integrados, que plantam e colhem nossa matéria prima, que passa pelas nossas duas usinas no sul do país, seguem para nossa fábrica em Minas Gerais para se transformarem em nosso produto final que será distribuído em 200 mil pontos de venda diretamente. Cada engrenagem desse sistema é movida por pessoas: o maior ativo da empresa. Esses talentos são responsáveis pelo nosso sucesso e, por isso, priorizamos o desenvolvimento de cada um deles. A maior prova disso é que há nove anos somos certificados pelo Instituto Top Employers como uma das melhores empregadoras do país.

Fonte: fsb Comunicação

◄ Leia outras notícias