Aveia, Trigo e Cevada

Soluções para a fertilidade e correção do solo serão apresentadas na Fenatrigo

SulGesso será um dos destaques do pavilhão AgroTech, trazendo informações sobre adubação e fertilidade do solo


Publicado em: 20/05/2019 às 07:40hs

Soluções para a fertilidade e correção do solo serão apresentadas na Fenatrigo

A SulGesso, empresa catarinense líder no fornecimento de sulfato de cálcio no Sul do Brasil, estará presente no principal evento da triticultura no Rio Grande do Sul para demonstrar os benefícios da nutrição e cuidados com o solo. A Fenatrigo, que acontece de 15 a 19 de maio em Cruz Alta, noroeste do estado, deve reunir milhares de produtores e interessados no que que há de mais moderno e inovador para setor agropecuário.

O evento, que é realizado tradicionalmente no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta, terá como novidade este ano o pavilhão AgroTech, um espaço dedicado à agricultura de precisão. E será nesse ambiente que a SulGesso vai apresentar suas soluções para melhorar a fertilidade do solo, que tem como fonte principal o sulfato de cálcio granulado e in natura.

No estande da empresa, o visitante encontrará informações e instruções sobre os benefícios e resultados atingidos por produtores em todo o país, após a aplicação do SulfaCal e do GessoFer, produtos que atuam no equilíbrio químico e como condicionador de solo, respectivamente.

Trigo: SulfaCal x Alumínio Tóxico

Com a proximidade da finalização da colheita de verão, começa o planejamento para as lavouras de inverno, onde o trigo é um dos destaques. O cereal, que no RS encontra cerca de 25% da sua produção nacional, embora seja uma planta adaptável a diferentes tipos de solo, necessita de um solo com fertilidade média e que não seja muito ácido ou mal drenado, isso para desenvolver todo seu potencial produtivo, como explica o engenheiro agrônomo e especialista em solo, Eduardo Silva e Silva.

“Entre os principais desafios enfrentados nas lavouras, o combate ao alumínio tóxico é primordial, visto que afeta negativamente as culturas, sobretudo na região noroeste do estado. Para combater esse vilão e propiciar uma correta construção de fertilidade do solo, o cálcio e o enxofre se destacam como nutrientes essenciais”, afirma.

Trata-se de uma cultura de inverno altamente suscetível às oscilações de tempo e clima, e as quantidades produzidas anualmente sofrem variações consideráveis. Por isso, a importância do preparo do solo no inverno vai refletir não só na cultura em questão, mas trará resultados nas principais safras de verão, como milho e soja. “É importante adubar a cultura de inverno para que a palhada fique adubada para mais a frente cultivar a soja, onde é utilizado o sistema de plantio direto com rotação de cultura”, destaca o agrônomo.

É no inverno que se prepara a lavoura para a cultura de grãos no verão. No caso do plantio direto, Eduardo explica que o sulfato de cálcio entra como protagonista, fundamental na adubação de sistema, ou seja, uma parte da adubação no inverno e o resto no verão. “Ainda há uma mentalidade de que cultura de inverno não precisa de adubação, mas o ideal é investir na adubação e nutrição do solo, 70% no inverno e 30% no verão”, enfatiza o especialista.

O sulfato de cálcio atua nas camadas mais profundas do solo, combatendo o vilão alumínio tóxico e melhorando o ambiente radicular. Na forma granulada, apresenta grandes ganhos para o produtor em termos de redução de custo e quantidade de aplicação.

Para o diretor comercial da SulGesso, Marcelo Fortunato, é de extrema importância participar de eventos como a Fenatrigo, em uma região superprodutora de grãos no RS. “Precisamos de um agro forte para um Brasil forte, pois é no campo que está a força para o país crescer”, destaca Fortunato.

Fonte: SulGesso

◄ Leia outras notícias