Soja

Soja tem umidade elevada e apresenta avarias em MT

Áreas de instabilidade continuam bastante ativas sobre a metade norte do Brasil


Publicado em: 07/02/2018 às 12:40hs

Soja tem umidade elevada e apresenta avarias em MT

Áreas de instabilidade continuam bastante ativas sobre a metade norte do Brasil. Com isso, o dia será marcado por pancadas de chuva em diversas localidades do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. Com exceção do Mato Grosso, onde essas chuvas poderão atrapalhar em parte dos trabalhos de colheita da soja e posterior plantio das lavouras de segunda safra, nas demais localidades as chuvas estão sendo bastante benéficas, já que vêm elevando os níveis de umidade do solo, garantindo excelentes condições ao desenvolvimento das lavouras.

Tendência

Os próximos dias serão marcados por chuvas apenas na forma de pancadas, principalmente em Mato Grosso e em Goiás. Com isso, os produtores conseguirão ir a campo e realizar todos os devidos trabalhos, como colheita, plantio e tratos culturais. Não há nenhum indicativo de que venham ocorrer novos períodos de invernadas que possam atrapalhar e, principalmente, causar prejuízos aos produtores. Porém, é fato que diversas cargas de soja que estão sendo retiradas do campo, em especial nas regiões da BR-163 e do Parecis, em Mato Grosso, estão apresentando altos índices de umidadee, portanto, avarias. Isso prejudica muito a rentabilidade dos produtores, no entanto, esse tipo de problema começará a diminuir gradativamente.

Outro fato que chama a atenção é o plantio do algodão. A janela ideal de plantio foi sinalizada ontem, porém, as últimas chuvas impossibilitaram a finalização. Assim, há a necessidade de monitoramento dessas áreas para observar se mesmo com um clima bastante propicio ao desenvolvimento das lavouras nesses próximos meses, não haverá alguma perda no potencial produtivo, por estar semeado fora da janela ideal.

No Sul do Brasil, incluindo o Mato Grosso do Sul e São Paulo, a terça-feira será de tempo aberto e sem previsão de chuva. Apenas poderão ocorrer pancadas de chuva muito isoladas à tarde, devido ao aumento da temperatura e algumas áreas de instabilidade locais. Entretanto, nesta sexta-feira, uma nova frente fria avança pela região e provoca chuvas generalizadas sobre toda metade sul do Brasil ao longo do final de semana. Isso irá possibilitar a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo uma melhora nas condições ao desenvolvimento das lavouras. E apesar da previsão de chuvas para esses próximos dias, elas não irão prejudicar/causar perdas sobre as lavouras que já estão aptas a serem colhidas.

Com o retorno das chuvas mais generalizadas e em bons volumes, as culturas do café, cana de açúcar, pastagens e hortaliças continuarão sendo beneficiadas. Porém, essas mesmas condições meteorológicas manterão favoráveis à proliferação de doenças, obrigando os produtores a monitorarem suas culturas com mais cautela.

Argentina

Na Argentina, tanto a terça quanto a quarta-feira serão de tempo aberto e sem previsão de chuva, porém, entre quinta e sexta-feira, uma frente fria avança sobre as principais regiões produtoras de grãos e as chuvas devem voltar a ocorrer. Os níveis de umidade do solo irão se elevar, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de soja e milho. Assim, mesmo com o tempo mais seco das últimas duas semanas, ainda é cedo para diagnosticar quebras extremamente volumosas.

É bem provável que as chuvas retornem a partir do final dessa semana e se mantenham regulares ao longo de todo o mês de fevereiro. Dessa forma, muitas dessas áreas, que hoje estão sob efeito de um estresse hídrico, irão se recuperar e apresentar índices bastante satisfatórios de produtividade.

Fonte: Climatempo

◄ Leia outras notícias