Culturas Florestais

Simpósio internacional e abertura da colheita da noz-pecã reunirão especialistas de cinco países em Cachoeira do Sul

Maior produtor brasileiro de noz-pecã no Brasil, o Rio Grande do Sul reunirá especialistas de cinco países em abril para o II Simpósio Sul-Americano de Noz-Pecã, que será realizado em Cachoeira do Sul


Publicado em: 03/04/2019 às 09:00hs

Simpósio internacional e abertura da colheita da noz-pecã reunirão especialistas de cinco países em Cachoeira do Sul

O municípios também será sede da 2ª Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã. A promoção é da Secretaria de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com Embrapa Clima Temperado, prefeitura de Cachoeira do Sul e Emater. Pela primeira vez no país, serão apresentados 29 trabalhos científicos sobre a cultura da pecã.

Estão programadas palestras com especialistas de Chile, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Brasil, abordando temas como manejo, produtividade, qualidade, mercado e comercialização. A fruta seca tem tido aumento de demanda, no mercados interno e externo, e sido incorporada às dietas modernas por ser considerada um alimento com qualidades nutraceuticas (alimentos que promovem algum efeito benéfico no organismo, retardando ou impedindo o aparecimento de doenças crônicas e, principalmente o envelhecimento).

A noz-pecã é cultivada há mais de 50 anos no Rio Grande do Sul, especialmente em Anta Gorda e Cachoeira do Sul, os dois principais polos de produção e industrialização do país. Há cerca de seis anos, houve incremento no plantio desta frutífera, que atualmente ocupa cerca de 5 mil hectares e envolve aproximadamente mil pecanicultores.

Pró-Pecã

Para coordenar esse crescimento e atender a pedido do setor, foi criado o Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecanicultura (Pró-Pecã) e a Câmara Setorial da Noz-Pecã, ambos em 2017. Entre as ações estratégicas destacam-se o incentivo às ações de pesquisa e assistência técnica visando à disponibilização de informações e tecnologias, apoio e divulgação da produção de mudas de boa qualidade (sanidade e genética), incentivo a organização à promoção dos produtos e ao aumento de renda dos viveiristas, pecanicultores e indústrias beneficiadoras de noz-pecã, promoção de grupos técnicos, eventos e intercâmbios para introdução de novas tecnologias.

Um dos resultados foi o I Simpósio Sul-Americanos de Noz-Pecã, realizado em 2018, em Anta Gorda, com mais de 500 participantes. O evento da abertura da colheita 2019 será realizado no dia 12 de abril, às 11h, na sede da Pecanita Agroindustrial, em Cachoeira do Sul.

INSCRIÇÕES: Vagas limitadas pelo site

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS

◄ Leia outras notícias