Mercado Florestal

Setor florestal discute mudanças na reforma trabalhista

Workshop organizado pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) vai tratar de temas como horas in itinere, terceirização, jornada 12/36 e convenção coletiva de trabalho


Publicado em: 27/02/2018 às 15:00hs

Setor florestal discute mudanças na reforma trabalhista

Com a Reforma Trabalhista sancionada em julho pelo presidente Michel Temer, que entrou em vigor no dia 11 de novembro de 2017, vieram muitas mudanças para empresários e empregados. Para esclarecer os principais pontos e atualizar as empresas do setor florestal, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) vai realizar, no dia 28 de fevereiro, em parceria com o departamento de Economia Rural e Extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), um workshop sobre a reforma, abordando, especificamente, os temas “horas in itinere”, “terceirização”, “jornada de 12/36 horas” e “Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”. O encontro vai acontecer no Auditório do prédio de Administração do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, localizado na Rua dos Funcionários, 1540, bairro Juvevê, em Curitiba (PR).

O primeiro painel do workshop vai trazer aos participantes uma análise jurídica dos temas, com as palestras dos advogados Luís Alberto Gonçalves Gomes Coelho, da Gomes Coelho & Bodin Sociedade de Advogados, e João Paulo Lima Leoni, da Leoni & Almeida Advogados Associados. Na parte da tarde, o evento terá o painel “Experiência das empresas e instituições”, com três palestras: João Pedro Marques, responsável pela área de Gestão de Pessoas da Iguaçu Celulose e Papel S/A; Amundsen de Araujo e Alexandro Courbassier, que atuam na área de Relações Trabalhistas e Sindicais da Klabin S/A; e, por fim, Rui Brandt, presidente do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel). Tanto na parte da manhã, como na parte da tarde haverá um tempo destinado ao debate entre participantes e palestrantes.

As inscrições têm um custo de R$ 200,00 e deverão ser feitas junto à Apre, pelo e-mail apreflorestas@apreflorestas.com.br ou pelo telefone (41) 3233-7856.

Dicionário de termos florestais

Durante o evento, será lançado o Dicionário de Termos Florestais, uma iniciativa da Apre e do Departamento de Economia Rural e Extensão (DERE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor de Ciências Agrárias. A publicação, dirigida a profissionais das mais diversas áreas de conhecimento ligadas à floresta, tem por objetivo facilitar a compreensão acerca dos termos florestais e contribuir para o aperfeiçoamento individual e das instituições públicas e privadas.

“O dicionário traz, sem dúvidas, um conteúdo da mais rica importância, que servirá para ampliar o conhecimento de todos os atores envolvidos nessa cadeia que tanto contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado do Paraná e do Brasil”, afirma Álvaro Scheffer Junior, presidente da Apre.

A publicação foi organizada por Paulo de Tarso de Lara Pires, Professor adjunto do Departamento de Economia Rural da UFPR; Ailson Augusto Loper, gerente executivo da Apre; Carlos José Mendes, diretor executivo da Apre; Edson Luiz Peters, procurador de Justiça e conselheiro do Ministério Público do Paraná; Gabriela Nicolau Maia, estudante de Engenharia Florestal na UFPR e estagiária do Núcleo de Estudos e Mediação de Conflitos Ambientais (NEMCA); e Lucas Moura de Abreu, estudante de Engenharia Florestal da UFPR e estagiário da Apre. Toda a renda arrecadada no Workshop será destinada à publicação do Dicionário de Termos Florestais, e os participantes receberão um exemplar, além do certificado de participação.

Fonte: Interact Comunicação

◄ Leia outras notícias