Meio Ambiente

Setor agropecuário brasileiro apresenta ligeira queda em emissões de gases do efeito estufa em 2018

Estados com grande atividade agropecuária, entretanto, tiveram aumento de emissões; setor segue respondendo por um quarto do total das emissões do país


Publicado em: 13/11/2019 às 15:20hs

Setor agropecuário brasileiro apresenta ligeira queda em emissões de gases do efeito estufa em 2018

O setor agropecuário brasileiro apresentou uma ligeira queda nas emissões de gases do efeito estufa em 2018, em relação ao ano anterior. Foram emitidas 492,2 milhões de toneladas de CO2e no ano passado, uma queda de 0,7% quando comparadas às 495,9 milhões de toneladas em 2017. O número reforça a tendência de queda registrada desde 2016, mas ainda é insuficiente para reverter o crescimento na última década, de 8,3% (454,3 milhões de toneladas de CO2e em 2008, contra as 492,2 milhões de toneladas de CO2e emitidas em 2018). O peso do setor agropecuário no total de emissões do país em 2018 foi de 25,4% (pouco abaixo da participação em 2017, de 25,7%). Os dados, produzidos pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), são parte do relatório do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa), divulgado nesta terça-feira (05/11) pelo Observatório do Clima.

Parceiro do estudo, o Imaflora realiza os cálculos e analisa os resultados das emissões do setor agropecuário anualmente. Desde 2016, a agropecuária vem apresentando tendência de queda nas emissões de gases de efeito estufa. Esta redução, de cerca de 1% ao ano em média, é puxada pela queda no rebanho bovino, por conta de recordes de abates para exportação. A pecuária lidera as emissões do setor, com 77%. O gado de corte contribui com 69% dos gases de efeito estufa lançados na atmosfera, e o gado leiteiro com 8%. Na sequência vem o uso de fertilizantes sintéticos, com 6%, a plantação de arroz, com 2,7%, o gado suíno, com 2,5%.

Sinal amarelo

Apesar da queda total de emissões do setor, em 14 estados foi registrado um aumento, sobretudo naqueles que concentram a maior parte da atividade agropecuária, como Mato Grosso. O estado, que lidera o ranking das emissões agropecuárias, com 12,8% do total, apresentou alta de 2,7% em 2018. Na maioria dos casos, os estados com maiores altas são também os que tiveram crescimento do rebanho bovino e do uso de fertilizantes nitrogenados. No Mato Grosso e Acre, por exemplo, o rebanho cresceu 2% e 4%, respectivamente, em relação a 2017. Já o consumo de fertilizantes, que caiu 2% no Brasil, teve alta de 14% no Mato Grosso, 9% em Rondônia, e 2% no Pará e Amazonas.

Com relação às regiões do país que mais emitiram gases de efeito estufa em 2018 a partir de atividades agropecuárias, o Centro-Oeste lidera, com 31%. Na sequência vem a região Sul, com 20%, Norte e Sudeste, empatadas com 18% e por último o Nordeste, com 13%. "Isso é um sinal de que o setor está se reaquecendo nestes locais, mas ainda com um uso limitado de práticas de baixo carbono. Já existem exemplos de boas iniciativas, mas não em larga escala, o que teria impedido o aumento das emissões nesse locais", afirma Ciniro Costa Júnior, coordenador de projetos da área de Clima e Cadeias Agropecuárias do Imaflora.

Melhora de eficiência produtiva

Nos últimos anos, foi observado um aumento da quantidade da produção de grãos, com uma tendência de aumento nas emissões, mas não na mesma proporção. A produção de grãos mais que dobrou entre 2005 e 2018, passando de 110 para 225 milhões de toneladas (segundo dados do IBGE), enquanto as emissões aumentaram menos de 60%, passando de 35,3 milhões de toneladas (MtCO2e) em 2005 para 57,0 MtCO2e em 2018. A pecuária também tem conseguido melhorar sua eficiência produtiva. A produção de carne bovina no mesmo período aumentou 25%, passando de 6,3 para 8 milhões de toneladas (também segundo o IBGE), enquanto a emissão aumentou cerca de 5%, de 325,4 milhões de toneladas em 2005 para 339,7 milhões de toneladas em 2018.

Mesmo com o aumento de eficiência, a produção pecuária ainda está aquém de seu potencial. "O Brasil ainda possui uma unidade animal por hectare, quando é possível uma ocupação duas vezes maior", ressalta Ciniro. "A área poupada poderia ser usada para a expansão da produção de outras culturas, sem abertura de novas áreas e novos desmatamentos". O relatório aponta que a meta brasileira prevista no Acordo de Paris poderá ser alcançada caso o setor mantenha a tendência de queda das emissões. Para isso, é necessário investir mais para que práticas de baixo carbono, como o Programa ABC, ganhem escala. O programa, que recebeu apenas 2% do crédito agrícola nos últimos nove anos, promove a recuperação de pastagens degradadas, o plantio direto, a integração lavoura-pecuária-floresta e o manejo de dejetos animais.

"Os números do SEEG mostram que o setor agropecuário tem melhorado a intensidade de emissão nos últimos anos, mas precisa dar escala na produção de baixo carbono para cumprir acordos globais e se diferenciar no mercado internacional. Expandir e verificar os resultados do Programa ABC e promover assistência técnica para boas práticas são medidas urgentes para colocar o Brasil nesse rumo", conclui Ciniro.

Fonte: Imaflora

◄ Leia outras notícias