Capacitação

Senar/SC qualifica 5.700 profissionais do meio rural em agosto

Serão desenvolvidos 354 cursos divididos entre todas as regiões do Estado


Publicado em: 12/08/2019 às 12:40hs

Senar/SC qualifica 5.700 profissionais do meio rural em agosto

Com o objetivo de realizar a educação profissional contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), promove mensalmente cursos gratuitos aos produtores e trabalhadores rurais catarinenses.

O Senar/SC atua com o objetivo de organizar, administrar e executar o ensino da formação profissional rural e da promoção social dos produtores e trabalhadores rurais e seus familiares. “Além de levar profissionalização ao campo, os cursos que o SENAR/SC oferece visam assegurar plenas condições de obtenção dos objetivos e metas propostas em cada propriedade rural, proporcionando geração de renda e competitividade no mercado de trabalho, além de oferecer condições de permanência no meio rural produzindo com eficiência e lucratividade”, observa o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo.

Em agosto o Senar/SC promoverá 354 treinamentos que beneficiarão aproximadamente 5.700 profissionais do meio rural em todas as regiões do Estado. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.

“Atuamos com ações e treinamentos em diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Todos os meses produtores e trabalhadores rurais são beneficiados, gratuitamente, com cursos de formação profissional rural, a fim de melhorar a qualidade de vida e a rentabilidade dos produtores”, observa o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

CURSOS EM AGOSTO

No Norte o curso de produção caseira de massas para congelamento ocorre em Campo Alegre nos dias 06 e 07. A qualificação em qualidade do leite será promovida nos dias 07 e 08 em Monte Castelo. Os municípios de Irineópolis e Joinville terão, respectivamente, nos dias 08 e 09, as capacitações em fruticultura – manejo do pomar e comercialização na propriedade rural. Nos dias 13 e 14 o treinamento em operação e manutenção de roçadeira será realizado em Corupá. O curso de culinária de peixes e frutos do mar ocorrerá em São Francisco do Sul nos dias 26 e 27.

Para a região do Vale do Itajaí está prevista a qualificação em primeiros socorros nos dias 12 e 13 em Rio do Campo. No dia 13 o município de Presidente Getúlio terá o curso de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural. A capacitação em fluxo de caixa da atividade rural será promovida em Ituporanga no dia 16. O município de Ascurra contará com o treinamento em cultivo hidropônico de hortaliças no período de 16 a 19. A qualificação em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos será realizada no período de 20 a 22 em Taió. No período de 26 a 28 ocorrerá em Agrolândia o curso de operação e manutenção de motosserra no corte de árvores.

Entre as capacitações programadas para a região Sul está a de controles gerenciais da propriedade rural nos dias 06 e 07 em Palhoça. Nos dias 07 e 08 o município de Florianópolis terá o curso de olericultura básica. Em Imaruí ocorrerá nos dias 12 e 13 a qualificação em derivados de leite. No período de 12 a 15 o município de Araranguá receberá o treinamento em inseminação artificial em bovinos. Nos dias 19 e 20 a capacitação em manejo de colmeia será promovida em Orleans. O município de Balneário Gaivota receberá nos dias 27 e 28 a qualificação em conservas de frutas, hortaliças e temperos.

Na Serra Catarinense o treinamento em operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas será realizado em São Joaquim no período de 13 a 15. Os municípios de Alfredo Wagner e São José do Cerrito terão, respectivamente nos dias 19 e 20, as capacitações em conservas de frutas, hortaliças e temperos e operação e manutenção de roçadeira. No período de 19 a 22 ocorrerá em Painel o curso de inseminação artificial em bovinos. O município de Correia Pinto terá no período de 27 a 30 a qualificação em artesanato com pintura. No dia 30 será promovido em Bom Jardim da Serra o treinamento em plantio direto em campo nativo – regulagem de semeadura.

No Meio Oeste o município de Vargem terá no período de 06 a 09 o curso de artesanato com pintura. Nos dias 12 e 13 ocorrerá em Caçador a capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias. O município de Vargem receberá o treinamento em prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural no período de 12 a 14. A qualificação de inseminação artificial em bovinos será promovida no período de 12 a 15 em Água Doce. Nos dias 19 e 20 os municípios de Treze Tílias e Herval d’Oeste terão, respectivamente, os cursos de soldador – arco elétrico com eletrodo revestido e processamento de carne suína.

Entre as qualificações previstas para a região Oeste está a de soldador – arco elétrico com eletrodo revestido nos dias 06 e 07 em Presidente Castelo Branco. No dia 07 o curso de qualidade de vida na melhor idade será promovido em Concórdia. O município de Abelardo Luz terá nos dias 07 e 08 a capacitação em organização da propriedade rural – programa 5S. O treinamento em comunicação eficaz ocorrerá em Faxinal dos Guedes nos dias 15 e 16. O município de Irani terá no dia 21 a qualificação em saúde preventiva para jovens do meio rural. Nos dias 26 e 27 o curso de produção caseira de massas para congelamento será realizado em Ouro Verde.

Na região do Extremo Oeste a capacitação em produção caseira de pães e biscoitos será realizada em São Carlos no período de 07 a 09. Os municípios de Campo Erê e Anchieta terão, respectivamente nos dias 12 e 13, os cursos de soldador – arco elétrico com eletrodo revestido e turismo rural – identificação e seleção de oportunidades de negócios. No período de 12 a 14 o município de Saltinho terá a qualificação em operação e manutenção de motosserra no corte de árvores. O município de Mondaí receberá nos dias 13 e 14 o treinamento em aproveitamento integral de alimentos. Nos dias 21 e 22 São Lourenço do Oeste terá a capacitação em inclusão digital rural – informática básica.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias