Outros

Seminário de Energias Renováveis traz projetos inovadores para a suinocultura do Vale do Piranga

Energia renovável é, de certa forma, um fator fundamental para o desenvolvimento econômico do país


Publicado em: 31/07/2019 às 14:20hs

Seminário de Energias Renováveis traz projetos inovadores para a suinocultura do Vale do Piranga

Na suinocultura do Vale do Piranga, investir em energia já é possível e viável desde 2012, e tem se tornado uma prática importante para reduzir os custos de produção e aumentar a competitividade. Pensando em ampliar as discussões sobre o tema e atualizar as informações, a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e o Sebrae realizaram, na última quinta-feira (25/7), no Espaço Interagir, o primeiro Seminário de Energias Renováveis de Ponte Nova/MG.

Mais de 30 pessoas participaram do evento, dividido em cinco palestras com renomados profissionais do setor. A primeira ficou a cargo do analista do Sebrae, responsável pelo setor de energia em Minas Gerais, João Paulo Palmieri, que apresentou as tendências e oportunidades para a região. “Quando você cria tratativa e possibilidades para trazer energia elétrica barata, você está falando em desenvolvimento dos negócios”, explicou Palmieri, ao citar algumas fontes limpas e renováveis viáveis para a suinocultura, como biogás, energia eólica e solar.

Segundo ele, a palestra foi motivada para que os produtores tenham condições de gerar sua própria energia, em especial através dos biodigestores, onde a classe já consegue injetar energia na rede da concessionária (Cemig) e tem cinco anos para compensar.

Na sequência, o gerente executivo da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), Alessandro Sanches, iniciou um produtivo debate sobre a geração de energia através de biomassa/biogás. O profissional mensurou o potencial enorme que a região possui e que pode ser melhor aproveitado, uma vez que o biogás é uma alternativa econômica e sustentável. Segundo dados levantados pela ABiogás, o Sudeste tem 46% do potencial de biogás do país, sendo a suinocultura a principal atividade na geração desta energia. Minas Gerais abriga 12% do potencial nacional.

Durante o bate-papo, suinocultores relataram a dificuldade em aproveitar toda essa energia produzida, devido algumas limitações técnicas, e desenvolveram, junto ao palestrante, diversas sugestões de aproveitamento desse biogás para a região do Vale do Piranga, sendo uma delas, a criação de uma cooperativa de energia para a região. (O tema será detalhado na próxima edição da revista da Assuvap e Coosuiponte).

Quando se fala em geração de energia, acesso ao capital é um quesito a ser estudado. A terceira palestra do seminário recebeu representantes do Sicoob e do Banco do Brasil para explicarem os projetos ambientais e sociais dessas instituições que beneficiam os produtores rurais e o agronegócio, como as alternativas de financiamentos para ganho de produtividade.

O tema seguinte foi “Inovação no segmento de energia”. O consultor, Wilson Caldeira, apresentou algumas tendências no segmento de energia, que, segundo ele, passa por um momento de mudanças significativas. “Precisamos de energia, seja para nossas casas, carro ou empreendimento. É necessário pensar fora da caixa e encontrar o modelo que melhor adequa às nossas necessidades”. E uma dessas necessidades na suinocultura é a redução dos custos na granja e a geração da própria energia, que o biogás e a energia solar são excelentes alternativas.

Se o escoamento do excedente energético produzido for um problema, a TMJ Soluções Blockchain – empresa especializada em matriz energética – trouxe uma possível solução. Os sócios-fundadores da empresa, João Villatoro e XXX, foram convidados a apresentar, na quinta e última palestra do seminário, a nova alternativa para a energia que sobra na rede. “Compramos a energia elétrica para abastecer nossas máquinas mineradoras de criptomoedas”, diz Villatoro. Para entender melhor o assunto, confira a reportagem completa, clicando aqui.

As palestras do seminário contaram com apoio da Bionar Energia e Engenharia e das empresas +Parceiras da Suinocultura cota ouro: Bayer/Dianagro, DB, Nutritec, Farmabase, MSD, Ourofino; e +Parceiras prata: Sauvet, Vansil e Uniquímica.

Fonte: Assuvap

◄ Leia outras notícias