Fruticultura e Horticultura

Semestre registra boa safra de pêssego em Jarinu

Produtores de Jarinu (SP) esperam boa colheita, que teve a ajuda do clima


Publicado em: 13/09/2018 às 17:00hs

Semestre registra boa safra de pêssego em Jarinu

A região de Jarinu (SP) é uma das principais produtoras de pêssego de São Paulo. A colheita começou no fim de agosto e segue até dezembro.

O engenheiro agrônomo José Braga Semis disse que o clima ajudou este ano. O frio veio na hora certa e foi fundamental no momento em que os frutos começaram a se desenvolver.

Antonio Donizete de Oliveira tem 15 mil pessegueiros. A maior parte da produção vai para supermercados. Ele lembra que, além do clima, o mercado precisa ajudar. O ideal, segundo Donizete, é que o produtor receba no mínimo R$ 4 em média pela fruta de boa qualidade. Menos do que isso fica difícil pagar os custos.

No sítio de Waldir Parise, um dos maiores e mais tradicionais produtores de pêssego do município, a fruta ocupa uma área de 30 hectares.

O produtor investiu no chamado "paredão frutal", que é comum na Europa. Ele conheceu a técnica há três anos numa viagem ao Uruguai. Waldir plantou 120 pés nesse sistema e a primeira colheita é agora.

No "paredão frutal", os galhos são abertos no sentido da linha onde estão as plantas, ao contrário do sistema tradicional, em que os galhos são abertos no sentido das ruas. A técnica permite a poda mecanizada, além de garantir mais luz para os frutos ao longo da safra.

Globo Rural