Análise de Mercado

Semana do Peixe: Para todos os gostos e todos os bolsos

Aos poucos os brasileiros ampliam o conhecimento e passam a consumir mais. Segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), o consumo per capita de peixe no Brasil é de 9,5 quilos/hab/ano


Publicado em: 28/08/2018 às 13:40hs

Semana do Peixe: Para todos os gostos e todos os bolsos

O peixe de cultivo é uma proteína saborosa e saudável, rica em nutrientes importantes e, devido à diversidade de espécies, bastante acessível a consumidores de diferentes perfis. Aos poucos os brasileiros ampliam o conhecimento e passam a consumir mais. Segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), o consumo per capita de peixe no Brasil é de 9,5 quilos/hab/ano.

“Os peixes de cultivo são fáceis e rápidos de preparar, tem qualidades nutricionais indiscutíveis e são encontrados facilmente no varejo e nos restaurantes. Nosso papel é disseminar mais conhecimento à população brasileira sobre os benefícios do peixe”, informa Francisco Medeiros, presidente executivo da PEIXE BR, que acaba de lançar uma campanha nacional relacionada à Semana do Peixe para fortalecer o consumo de peixes de cultivo no país.

Tilápia, Tambaqui, Pacu, Matrinxã, Tambacu, Pintado, Surubim, Pirarucu, e Pirapitinga e tantos outros peixes de cultivo do Brasil atendem a todos os gostos e bolsos. A tilápia é o peixe de cultivo mais produzido do Brasil. A espécie está presente em todas as regiões do país, especialmente, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

A tilápia possui baixo percentual de gordura. Ela é boa para a saúde por conter taxas altas de potássio, fósforo e proteínas. Devido a sua versatilidade, pode ser utilizado em diferentes tipos de pratos e variações, sendo conhecida pelas iscas de peixe, servida como aperitivo. Também pode ser assada, com legumes ou até mesmo grelhada.

Os peixes de consumo representam uma ótima fonte de gordura boa, proteínas e minerais. O seu preparo é simples. Há receitas práticas, inclusive para quem não é especialista na cozinha. Seja assado, no forno, frito e até cru com tempero caseiro, os peixes ficam irresistíveis e saborosos.

O matrinxã, por exemplo, vai bem frito, assado ou em escabeche. Além disso, é famoso pelo potássio e por prevenir cãibras. A carpa é ótima empanada e servida com molho agridoce à moda chinesa, tem poucas calorias e é fonte de proteínas; já o pacu geralmente é assado e recheado com farinha e vegetais. Essa espécie é conhecida pela carne saborosa oferece gorduras poli-insaturadas, benquistas à saúde em geral.

Fonte: TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

◄ Leia outras notícias