Capacitação

Sema/na de Campo marca a celebração de 30 anos do Projeto Centro-Sul Feijão e Milho, voltado à profissionalização de pequenos produtores

• Evento ocorre entre 3 e 6 de março, em Ponta Grossa (PR); expectativa é reunir 1.600 agricultores • Projeto se conecta diretamente aos compromissos do Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta, que visa ampliar o acesso de pequenos produtores a tecnologias que viabilizem a produtividade sustentável de lavouras


Publicado em: 04/03/2020 às 08:20hs

Sema/na de Campo marca a celebração de 30 anos do Projeto Centro-Sul Feijão e Milho, voltado à profissionalização de pequenos produtores

Há 30 anos surgia o Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho. Fruto da parceria inicial entre Syngenta e Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), atualmente o programa também conta com o apoio do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e do IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Sua prioridade é profissionalizar pequenos agricultores de duas importantes culturas brasileiras, aumentando a produtividade e a renda de lavouras. Com foco no sul do País, especialmente no Paraná, a iniciativa tem como objetivo a capacitação de agricultores de pequeno porte, viabilizando o acesso às boas práticas e contribuindo para a sustentabilidade da agricultura.

Para celebrar as três décadas do programa, no período entre 3 e 6 de março Ponta Grossa (PR) receberá a 21ª Semana de Campo, um encontro entre produtores e diversos profissionais das cadeias produtivas para debater temas centrais do projeto. Entre eles: segurança do produtor e preservação do meio ambiente; manejo do solo (plantio direto e rotação de culturas); cultivares de feijão e híbridos de milho; manejo integrado de pragas e controle de doenças. A estimativa é reunir 1.600 agricultores.

Produtividade dobrada

Ao longo dos últimos 30 anos, os produtores atendidos pelo Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho dobraram sua produtividade em ambas as culturas. O salto se deve, além da capacitação às boas práticas de produção, ao acesso a políticas públicas de apoio e suporte à agricultura familiar, o que resultou em mais investimentos nas propriedades. No Paraná, o programa atende 2,5 mil agricultores por ano. Nas atividades em grupo, para difusão da metodologia, participam mais de 10 mil produtores.

Na safra 2018/2019, foram instaladas 124 unidades demonstrativas (UDs) em 42 municípios. Em termos comparativos, a produtividade média nacional de feijão foi 1.031 kg/há. No Paraná, chegou a 1.551 kg/há. Já os produtores do projeto atingiram 2.111 kg/há. O milho repete a proporção: a média nacional foi de 5.718 kg/há; no Paraná, de 6.394 kg/há; e os agricultores do programa alcançaram 8.816 kg/há.

Plano de Agricultura Sustentável

O Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho, e todos os resultados viabilizados por meio dele, são considerados vitrines do Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta, que compreende seis compromissos ligados ao desenvolvimento da prática agrícola no mundo - http://www.syngenta.com.br/plano-de-agricultura-sustentavel.

Ao promover melhores práticas sustentáveis no campo, viabilizar condições justas e seguras de trabalho e capacitar pequenos produtores no que toca, principalmente, técnicas ambientalmente corretas de plantio e manejo adequado de solo e dos defensivos agrícolas, o Projeto se conecta diretamente às premissas do Plano.

Fonte: Syngenta

◄ Leia outras notícias