Bovinos de Corte

Seleção e melhoramento genético são destaque na Expoutono de Uruguaiana

A importância, a relevância e a aplicabilidade prática da seleção e do melhoramento genético voltado para a raça Angus


Publicado em: 25/04/2019 às 14:40hs

Seleção e melhoramento genético são destaque na Expoutono de Uruguaiana

A importância, a relevância e a aplicabilidade prática da seleção e do melhoramento genético voltado para a raça Angus. Este será o foco do curso promovido pela Associação Brasileira de Angus na Expoutono de Uruguaiana, que ocorre de 24 a 28 de abril no parque Agrícola e Pastoril do município. As palestras serão realizadas no dia 25 de abril, a partir das 18h. A expectativa é receber um público diversificado, entre criadores, apreciadores da raça e estudantes, bastante aguardados por conta do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uruguaiana (Unipampa). “Nosso intuito é traduzir o que fazemos no dia a dia para que os acadêmicos tenham uma visão prática das tarefas realizadas na pecuária”, comenta o gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, que irá ministrar o curso sobre melhoramento genético.

Segundo Pivato, a intenção é fazer com que os participantes entendam o que são, para que servem e como os índices de melhoramento genético podem ser aplicados no dia a dia da criação da raça. “Queremos mostrar como podemos utilizar esses dados no campo e porque essas informações tornam-se importantes quando aplicadas à pecuária”, ressalta. Estarão em pauta, também, novas tecnologias, o desenvolvimento da raça no Brasil e suas perspectivas futuras.

Para a gerente do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, que falará sobre seleção para produção de carne de qualidade, o conhecimento sobre melhoramento genético é de suma importância na produção da carne que o mercado demanda. “A palestra trata justamente das características obtidas com a seleção que irão resultar num produto de alta qualidade, influenciando diretamente em características como: gordura subcutânea, marmoreio, musculosidade, área de olho de lombo, entre outras”, aponta. A apuração das características fenotípicas e a definição dos exemplares que serão usados nos cruzamentos ficará a cargo do presidente do conselho técnico da Associação Nacional de Criadores – ANC Herd Book Collares, Flávio Montenegro Alves.

De acordo com o professor do curso de Medicina Veterinária da Unipampa Ricardo Oaigen, que leciona a disciplina de Melhoramento Genético, a expectativa é que o curso possibilite uma vivência do que os alunos aprenderam em sala de aula. “Alinhas o mercado de trabalho com a teoria ensinada em sala de aula é fundamental. E esse é o nosso principal desafio”.

Fonte: Jardine Comunicação

◄ Leia outras notícias