Clima

Seca aumenta em 318% os incêndios na Região Central

Dezembro teve 230 casos de fogo em áreas de mata nos nove municípios


Publicado em: 08/01/2020 às 09:00hs

Seca aumenta em 318% os incêndios na Região Central

A seca e o calorão que marcaram o mês de dezembro na região contribuíram para o aumento no número de incêndios em áreas de mata e terrenos baldios. O último mês de 2019 teve um aumento de 318% nos casos de fogo em vegetações em relação a 2018. No total, foram 230 casos registrados na área de abrangência dos nove quartéis que integram o 6º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Santa Cruz do Sul. Esses quartéis atendem 61 municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari.

Segundo informações do 6º BBM, o número de queimadas em dezembro representa quase a metade do total de ocorrências desse tipo durante todo o ano de 2019, que chegou ao fim com 556 casos. Lajeado foi a unidade que mais atendeu situações desse tipo, com 109 registros. Já Santa Cruz teve 73 casos. Rio Pardo contabilizou 80 ocorrências ao longo do ano, Venâncio Aires registrou 57 e Vera Cruz, 18.

Com as vegetações mais secas em decorrência da falta de chuva e das altas temperaturas, a orientação dos bombeiros é para que a população não coloque fogo propositalmente em lixos ou áreas de mata, já que a probabilidade de as chamas se espalharem é maior. “Há real possibilidade de que os ventos fortes, característicos desta época do ano, somados ao clima seco, calor intenso e escassez de chuvas, propiciem a propagação rápida e descontrolada do fogo, que pode evoluir para um incêndio de maiores proporções e consequente risco à segurança de moradores próximos à área”, ressalta a major Jaqueline da Silva Ferreira, chefe da divisão de operações e defesa civil do 6º BBM.

Além de ameaçar a segurança, a queima de matas também pode ser considerada crime ambiental. “Pequenos focos podem se tornar grandes incêndios”, salienta a major Jaqueline. Em situações de emergência, os bombeiros são acionados por meio do número 193.

Alguns cuidados

Não lançar bitucas de cigarro ao solo.

Não deixar ao ar livre garrafas, cacos de vidros, espelhos e materiais semelhantes que possam provocar chamas através da ação de raios solares.

Cuidar com as fogueiras em acampamentos, tomando cautela para acendê-las somente após limpar a vegetação no entorno e certificando-se de resfriar as brasas após a utilização.

Fonte: Gazeta do Sul

◄ Leia outras notícias