Agricultura Familiar

Sead leva castanha-do-Pará para a Bio Brazil Fair 2018

No interior do estado do Mato Grosso, a castanha-do-pará, também conhecida como castanha-do-brasil, é sinônimo de oportunidade para indígenas e assentados que têm o extrativismo como sua principal atividade econômica


Publicado em: 08/06/2018 às 13:40hs

Sead leva castanha-do-Pará para a Bio Brazil Fair 2018

No interior do estado do Mato Grosso, a castanha-do-pará, também conhecida como castanha-do-brasil, é sinônimo de oportunidade para indígenas e assentados que têm o extrativismo como sua principal atividade econômica. Esse produto, rico em vitamina E, selênio e ômega-9 é um dos que serão expostos na Bio Brazil Fair | Biofach America Latina 14ª edição, pela Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam), com apoio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). A feira acontecerá no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, de 6 a 9 de junho.

Há 10 anos à frente da Coopvam, a presidente, Lurizene Coelho Lustosa, de 43 anos, comenta que essa é a segunda vez que participam da feira, mas que a cada edição a expectativa aumenta. “Em 2017 tivemos uma experiência muito boa e gratificante na feira. Além da troca de experiências com outras organizações, conseguimos clientes que conheceram os produtos no evento, gostaram, e compram até hoje. Para este ano, a expectativa está maior, para que possamos apresentar nossos produtos e também o trabalho social que a cooperativa desenvolve com as aldeias indígenas. ”

A castanha-do-pará tem grande importância para os extrativistas do Vale do Amanhecer, localizado no município de Juruena, e para outras 14 aldeias indígenas de municípios vizinhos, que também fornecem o produto para a cooperativa.

Com todo o valor que esse produto carrega na vida dessas pessoas, Luzirene comenta que a castanha a ser exposta na Biofach América Latina traz grande alegria à vida das famílias. “Essas feiras são muito importantes porque a gente passa a ser conhecido, é uma divulgação do nosso produto. Eu falo que elas não são para a gente chegar e vender. O bom mesmo é o retorno, a busca das empresas grandes que vem depois. Algo que é muito bom para nós”, diz.

Bio Brazil Fair

A Bio Brazil Fair| Biofach América Latina é hoje a plataforma oficial do mercado de produtos orgânicos na América Latina. Reúne desde empresas líderes de mercado até pequenos produtores. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) apoiará 10 empreendimentos selecionados por meio de chamada pública para participarem do estande coletivo da pasta.

Cada empreendimento terá um espaço preparado para expor, negociar e vender os produtos, além de um catálogo de apresentação comercial e acompanhamento técnico para abertura de novos mercados. Todos os empreendimentos atenderam aos critérios de possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica e produtos com certificação orgânica reconhecida pela legislação. “A Bio Brazil Fair| Biofach América Latina é uma ótima oportunidade de comercialização para os agricultores familiares. O evento funciona como vitrine para alavancar as vendas do setor, além de fortalecer e reconhecer a agricultura familiar”, afirma o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac.

Os outros participantes brasileiros que estarão no estande são: Coopernatural, Coopeg, Coopfam, Cootap, Weber Haus, Fazenda Bacuri, Agro Verde, Cooperacre e Comapi.

Para saber mais sobre a Bio Brazil 2018, clique aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias