Turismo Rural

São João do Oeste otimiza o turismo

Participaram do evento lideranças públicas municipais, empresários e empreendedores


Publicado em: 30/10/2019 às 13:20hs

São João do Oeste otimiza o turismo

Para fomentar o turismo, ampliar os investimentos no setor e diversificar as atrações turísticas, a Prefeitura de São João do Oeste, com apoio do Sebrae/SC e do Conselho Municipal de Turismo, lançou nesta semana o projeto de elaboração do Plano Municipal de Turismo. Participaram do evento lideranças públicas municipais, empresários e empreendedores.

São João do Oeste, no extremo oeste de Santa Catarina, tem aproximadamente 6,5 mil habitantes e possui um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 179 milhões, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste ano o município está preparado para receber aproximadamente 100 mil turistas, atraídos, principalmente, pelas águas termais.

Na primeira etapa, as consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Hall e Silvia Nowalski realizarão o inventário turístico do município, que compreende a identificação no território dos atrativos e dos potenciais que poderão se desenvolver a longo prazo. Em paralelo seraá elaborada uma análise de mercado regional para definir um diferencial do município.

Para o prefeito, Fernando Bisigo, o início dos trabalhos para elaboração do Plano Municipal de Turismo representa um marco para a evolução do município que viabilizará futuramente a captação de recursos federais. “Nossa intenção é atrair investimentos e fomentar o turismo rural, pois o município tem sua economia baseada do setor agropecuário”, explicou.

O assessor de planejamento, gestão e economia Vanei Rogério Ritter relatou que São João do Oeste recebe um número considerável de turistas todos os anos, porém necessitava organizar e planejar ações para recepcioná-los cada vez melhor. “De imediato precisamos proporcionar mais atrativos turísticos, seja na área rural, cultural ou histórica, além de aprimorar a qualidade do atendimento dos prestadores de serviços do comércio local”, explicou.

Segundo o gerente regional Extremo Oeste do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, “o município está preparado para receber 100 mil turistas neste ano, o que é um feito inédito para a região e reflete no desenvolvimento de seu potencial com competência. Contudo, precisamos pensar no futuro, pois o município é uma âncora para o turismo no Extremo Oeste, ao receber turistas do Brasil, da Argentina, do Paraguai e outros países da América do Sul”, avaliou.

Trennepohl relatou que o Sebrae/SC está presente desde o início das atividades de desenvolvimento e de fomento do turismo em São João do Oeste. “Realizaremos um planejamento voltado às demandas futuras, porém sem esquecer de pontuar medidas no curto e médio prazo. Para isso, contamos com a contribuição dos integrantes do Conselho Municipal, do Poder Público e da Associação Comercial e Industrial, na elaboração do planejamento estratégico voltado ao crescimento e o aprimoramento do setor no município. Temos certeza que, atuando em conjunto, colheremos resultados ainda melhores nos próximos anos”, antecipou.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias