Laticínios

Santa Catarina tem dois estabelecimentos habilitados a exportar produtos lácteos para China

A China abriu o mercado para os produtos lácteos brasileiros e Santa Catarina tem duas empresas habilitadas a exportar queijo, manteiga e leite condensado


Publicado em: 29/07/2019 às 18:00hs

Santa Catarina tem dois estabelecimentos habilitados a exportar produtos lácteos para China

O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta quarta-feira (24). A notícia anima o setor produtivo e traz uma oportunidade para o agronegócio catarinense.

Ao todo, a China habilitou 24 plantas brasileiras para exportação de produtos como leite em pó e queijos. Em Santa Catarina estão autorizadas as empresas: Laticínios São João, de São João do Oeste, e a Aurea Indústria e Comércio, de Braço do Norte. “Esta é uma oportunidade importante para Santa Catarina. Acreditamos que o futuro da produção de leite é conquistar o mercado externo e o setor produtivo deve se preparar para isso. Santa Catarina tem diferenciais que podem agregar valor ao leite produzido no estado, como, por exemplo, a sanidade dos nossos rebanhos. Estamos muito felizes com a abertura do mercado chinês e queremos agora nos consolidar no mercado internacional”, destaca o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa.

Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do Brasil e esta é a atividade agropecuária com o maior crescimento no estado. Em 2017, a produção catarinense girou em torno de 3,4 bilhões de litros e o leite representa uma importante fonte de renda para mais de 100 mil agricultores. Segundo o presidente do Sindileite-SC, Valter Antonio Brandalise, a abertura do mercado chinês vem em boa hora para o setor produtivo e pode trazer mais equilíbrio para a cadeia de lácteos no país. “Com o crescimento na produção do Brasil, em especial na região Sul, em breve teremos excesso de leite no país. A abertura de novos mercados é uma oportunidade para internacionalizar a produção brasileira e regular o mercado interno. A expectativa é de que em breve tenhamos mais empresas catarinenses habilitadas a exportar para a China, já que outras unidades também estão em processo de homologação de plantas”, ressalta.

Desafios

Para conquistar o mercado internacional, Santa Catarina tem ainda alguns desafios: melhorar a competitividade do leite, passando pela organização da cadeia produtiva e a melhoria da infraestrutura. “Temos um dever de casa para fazer. O Brasil já evoluiu muito em qualidade e o produtor rural e iniciativa privada estão conscientes de que este é o caminho. O Sul do país tem condições de tomar a frente das exportações brasileiras”, afirma o presidente do Sindileite-SC.

Exportações

Com a habilitação dos estabelecimentos, a expectativa é o setor exportar US$ 4,5 milhões em queijos, estima a Viva Lácteos - Associação Brasileira de Laticínios. A China é o maior importador de leite do mundo. Em 2018, o país comprou mais de 14 bilhões de quilos de leite, 18% de toda importação mundial.

“O mercado chinês já é um grande parceiro de Santa Catarina em outros setores, principalmente, na importação das carnes produzidas no estado. Queremos expandir essa relação e incluir o leite na nossa pauta de exportações”, conclui o secretário da Agricultura Ricardo de Gouvêa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC

◄ Leia outras notícias