Outros

Safra de tomate industrial bate recorde de toneladas por hectare

Goiás é responsável por 90% da produção nacional, que é voltada à fabricação de molhos, extratos e polpas


Publicado em: 06/11/2018 às 19:20hs

Safra de tomate industrial bate recorde de toneladas por hectare

As últimas lavouras de tomate rasteiro - ou industrial -estão sendo colhidas. Esta variedade é destinada à fabricação de molhos, extratos e polpas do fruto e 90% da produção nacional sai de Goiás.

Neste ano, o clima favoreceu e a produtividade por hectare bateu recorde. "Hoje nós estamos com 94 toneladas por hectare", diz Rafael Rezende Santana, agrônomo da Abratop, a associação da cadeia produtiva de tomate para processamento. Segundo ele, a média é em torno de 80 toneladas.

O valor pago ao produtor é acertado antes do plantio com a indústria e, neste ano, se manteve estável: R$ 173 a tonelada.

Uma boa produtividade faz a diferença no lucro do produtor. Uma fazenda de Indiara, na região sudoeste de Goiás, produz acima da média nacional. São 111 toneladas por cada um dos 88 hectares cultivados.

Como o ciclo de 120 dias acontece durante a estiagem é feita a Irrigação com pivô. "A gente fala que o tomate gosta de água, mas não gosta de chuva. Na nossa região, como não tem um índice pluviométrico muito grande, favorece a produtividade", resume Ricardo Eisi, gerente da fazenda.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias