Soja

Safra de soja no DF deverá ser de 254 mil toneladas

Região é detentora de altas produtividades e irá sediar uma das maiores feiras agropecuárias do País


Publicado em: 14/03/2019 às 17:40hs

Safra de soja no DF deverá ser de 254 mil toneladas

Levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção de soja no Distrito Federal será superior em 0,4%, considerando uma produtividade média de 3.470 kg/ha, devendo atingir um volume de 254 mil toneladas.

Ainda segundo dados da Conab, em relação à safra 2018/2019, a área plantada de soja na região foi acrescida em 2,4%, se comparada à safra passada.

O Distrito Federal, apesar de ser considerado a menor unidade da Federação, apresenta altos índices de produtividades de grãos por área plantada. “Em trigo irrigado, está sendo a maior produtividade do Brasil, acima de 6.500 kg por hectare, um record, nenhuma unidade da Federação tem essa produtividade. E em relação à soja, temos obtido sempre acima de 3 mil kg por hectare, e chegamos a competir com o Mato Grosso”, explica o engenheiro agrônomo Cláudio Malinski.

Quanto ao milho, segundo o agrônomo, o DF tem uma produtividade muito boa, comparável à do Paraná. “Com relação ao feijão, temos a maior média de produtividade por hectare do país, sendo o irrigado acima de 3 mil kg por hectare e o de sequeiro acima de 2.500 kg, sendo que esta produtividade do feijão varia de ano a ano em função do clima”, acrescenta.