Logística e Transporte

Roterdã fará road show para atrair investimentos para Pecém

O Porto de Roterdã pretende apresentar representantes de 200 empresas estrangeiras aos administradores do complexo de Pecém


Publicado em: 25/10/2018 às 13:40hs

Roterdã fará road show para atrair investimentos para Pecém

O CEO da Port of Rotterdam, Allard Castelein, disse na última sexta-feira (19), em Fortaleza (CE), que a experiência e boa reputação do porto holandês no mundo cria confiança para empresas que queiram investir em mercados em potencial. Ele destacou o sucesso de parceria semelhante no Porto de Sohar, no Omã, onde Roterdã também tem participação.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o CEO do Porto de Roterdã, Allard Castelein, firmaram na sexta-feira acordo de parceria para gestão conjunta da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). "Usaremos nosso networking para trazer essas empresas internacionais para conhecer e se beneficiar das oportunidades das atividades do Porto de Pecém", disse Castelein durante coletiva de imprensa na sede do governo cearense, após assinatura da parceria. Segundo o executivo, os investimentos portuários precisam de visão de longo prazo. Ele acrescentou que os portos de 2018 demandam agilidade, segurança, eficiência, sustentabilidade e até soluções digitais.

Representantes dos dois portos se reúnem no próximo dia 9 de novembro na Europa para consolidar o acordo, que vem se desenhando desde 2015. A Port of Rotterdam terá 30% de participação na CIPP. O governo estadual enfatizou que o controle do porto cearense continuará sob administração do estado. A previsão é que Roterdã investirá 75 milhões de euros, o equivalente a R$ 323 milhões nos próximos anos, conforme o câmbio atual.

Desse total, R$ 90 milhões estão destinados à conclusão de obras do porto, como ampliação de berços e a conclusão da segunda ponte, que dá acesso ao terminal multicargas. "Queremos que esses investimentos possam garantir a ampliação e organização e possa gerar resultados mais eficientes na operação", disse Santana.

Fonte: Portos e Navios

◄ Leia outras notícias