Análise de Mercado

Retrospectivas Cepea; hoje, acompanhe boi, frango, suínos, ovos e ovinos

O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, divulga as retrospectivas de 2019 de boi, frango, suínos, ovos e ovinos (confira as análises abaixo)


Publicado em: 15/01/2020 às 16:00hs

Retrospectivas Cepea; hoje, acompanhe boi, frango, suínos, ovos e ovinos

Hortifrútis: confira aqui Anuário 2019/2020 com análises retrospectivas e perspectivas para os 13 produtos acompanhados.

BOI: O ano dos recordes

O ano de 2019 deve ser lembrado por muito tempo pela pecuária nacional. Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, depois de atravessarem o primeiro semestre registrando pequenas oscilações, os preços do boi gordo e da carne passaram a subir no início do segundo semestre, sendo alavancados em novembro, quando atingiram recordes reais da série do Centro de Pesquisas. Leia mais!

FRANGO: Ano é melhor que anterior, mas alto custo de insumo limita bons resultados

Segundo pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, o setor avícola brasileiro teve um ano melhor que 2018, quando, vale lembrar, enfrentou custos altos, exportações limitadas e consequente baixos preços do animal e da carne. Leia mais!

SUÍNOS: Fortes demandas externa e, posteriormente, interna elevam preços

Após atravessar 2018 amargando prejuízos, o setor suinícola nacional registrou um ano de recuperação. Do animal vivo aos cortes, os preços subiram com força no mercado interno em 2019, atingindo recordes nominais. Em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, as altas anuais superaram os 30%. Leia mais!

OVOS: Aumento da procura interna eleva cotações em 2019

Segundo informações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, os preços dos ovos iniciaram 2019 em queda, devido à maior oferta do produto, típica de começo de ano, e à menor demanda nessa época, por causa das férias escolares. Porém, as cotações voltaram a se recuperar no correr de 2019, encerrando dezembro em alta. Neste caso, pesquisadores do Cepea indicam que a sustentação veio da valorização das principais carnes consumidas pelos brasileiros (bovina, suína e de frango). Leia mais!

OVINOS: Desempenho fica aquém do esperado pelo setor

A expectativa de agentes consultados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, era de que 2019 fosse marcado pela retomada do crescimento econômico no País, o que, consequentemente, poderia elevar a demanda da população por carne. Leia mais!