Pesquisas

Repronutri se consolida entre os principais eventos de pecuária do País

Mais de mil participantes prestigiaram o evento e as palestras


Publicado em: 07/10/2019 às 15:00hs

Repronutri se consolida entre os principais eventos de pecuária do País

A 4ª edição do Repronutri - Simpósio de reprodução, produção e nutrição de bovinos: a pesquisa aplicada ao campo, consagrou o evento no setor produtivo com recorde de público – mais de mil inscritos – e com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, que se reuniram nos dias 26 e 27 de setembro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS).

No evento, que passou a ser bianual partir de 2017, foram apresentados resultados recentes de pesquisas que podem ser aplicadas na prática nas propriedades, seja nas áreas de reprodução, nutrição, produção e genética, de uma forma integrada, visando impactar positivamente os sistemas de produção e contribuindo para o desenvolvimento da pecuária nacional.

Segundo o presidente do Repronutri, o professor e pesquisador da UCDB, Heitor Romero Marques Junior, as pautas da 4ª edição foram pensadas com o objetivo de mostrar para o público em geral que a produção pecuária realizada no país é respeitosa ao meio ambiente, às questões de bem estar animal e à qualidade do alimento posto a mesa do consumidor: “este é um momento da academia conversar com o setor produtivo, integrar profissionais de diferentes áreas da pesquisa pecuária para discutir soluções para o desenvolvimento do agro. Pudemos constatar, ao longo destes dias, uma constante troca de experiências, de aproximações e consolidação de redes de contato e trabalho”, declarou Heitor.

Durante o simpósio, o Chefe Geral da Embrapa Pantanal, Jorge Ferreira de Lara, destacou a importância de todas as instituições parceiras para que o Repronutri fosse realidade, com sucesso de público e conteúdo: “fico muito feliz de ver empresas de saúde animal, o Geneplus/Embrapa, as Universidade e os produtores reunidos num mesmo evento. As grandes oportunidades estão nas interfaces, nesta integração entre reprodução, nutrição e genética. Eventos que tratam sobre esses temas separadamente, existem vários. Mas um simpósio que reúne todas essas áreas e agrega produtores, pesquisadores, professores, alunos, técnicos, no Mato Grosso do Sul, só o Repronutri”, concluiu Lara.

A Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Corte, Lucimara Chiari, destacou que a “eficiência reprodutiva é fundamental para o sistema de produção de bovinos, que apresenta um ciclo reprodutivo longo e um dessedente a cada parto. Uma boa eficiência produtiva, seja por IATF ou acasalamento permite maior vida útil dos animais e mais nascimentos dos bezerros. A nutrição, por sua vez, é uma área extremamente relacionada, é responsável pela expressão do funcionamento das vias metabólicas, que permitirão ao animal expressar todo seu potencial produtivo e reprodutivo – aliada a questão genética. Por isso um evento como este é tão importante”, explicou Lucimara.

O Pesquisador da Embrapa e um dos organizadores do evento, Ériklis Nogueira, explicou que o Repronutri 2019 objetivou também o contato direto com os produtores para levantamento de demandas: “o grupo busca sempre interagir e ouvir quais são as demandas para nortear as pesquisas. Esperamos que os produtores e técnicos presentes tenham gostado do que viram nestes dias e que possam aplicar as soluções sugeridas no campo, afim de produzir com qualidade a um custo menor”, explicou Nogueira.

O Simpósio contou com palestras sobre produção de bezerros e novilhos precoce a partir de embriões (fertilização in vitro), desmama precoce, estratégias de inseminação artificial e novilho precoce 4G (4 grupos genéticos com escolha de reprodutores com diferentes méritos genéticos para acabamento de carcaça – alto e baixo; nelore e angus), entre outros, ministrados por pesquisadores nacionais renomados. Este ano, foi realizado, ainda, um pré-evento no dia 25/09 - em formato de minicurso - sobre manejo reprodutivo - também com sucesso de público.

Destaques internacionais

A pesquisadora da Embrapa e umas das organizadoras do evento, Juliana Corrêa Borges, explica que este ano o evento atingiu um outro patamar, ao apresentar ao público duas palestras internacionais, sendo que uma delas foi com a norte-americana Mary Temple Grandin, professora da Universidade do Colorado e pioneira nas pesquisas em bem-estar animal. “Temple é uma referência para todos que hoje pesquisam e trabalham com pecuária e manejo racional. É uma das maiores autoridades globais no tema, foi uma honra para todos poder vê-la falar em um evento no Mato Grosso do Sul”, declarou Borges.

A pesquisadora americana revolucionou o tratamento racional de animais de produção nos Estados Unidos e em diversos países no mundo, inclusive no Brasil. Atualmente a cientista ministra cursos na Universidade Estadual do Colorado sobre o comportamento de rebanhos e projetos de instalação, além de prestar consultoria para a indústria de pecuária sobre manejo, instalações e cuidado de animais.

Outra atração internacional foi o especialista Peter Sutovsky, da Universidade do Missouri/EUA, que tratou sobre os “Avanços na fertilidade de touros e avaliação do sêmen – do fenótipo espermático ao genoma e vice-versa”, trazendo informações técnicas e acadêmicas com aplicação no campo.

“A presença de participantes de fora do país nos permite mostrar ao mundo que o Brasil possui tecnologias inovadoras em produção e que produzimos muito e com qualidade. É uma vitrine, onde pesquisadores internacionais podem ver como somos grandes”, explicou Juliana.

O pecuarista do Mato Grosso, Edson Crochiquia Filho veio a Campo Grande especialmente para prestigiar o evento, e voltou para casa satisfeito: “costumo dizer que o produtor não pode mais ficar só da porteira pra dentro da fazenda. É preciso estar sempre se atualizando e buscando as novas tecnologias afim de aumentar a produtividade, com qualidade e menor custo. O trabalho desempenhado pela Embrapa e Universidades é de fundamental importância para nós do campo, pois por meio dos estudos deles podemos inovar e seguir produzindo alimento de qualidade no país, pois sozinhos seria impossível. A organização do evento está de parabéns: os conteúdos apresentados são muito pertinentes e enriquecedores”, concluiu

O Grupo de Pesquisa em Reprodução, Produção e Nutrição Animal (Repronutri) é formado por pesquisadores da Embrapa, UFMS, UEMS, UCDB e UNIDERP-Anhanguera. Esta edição de 2019 foi uma realização da Embrapa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Anhanguera-UNIDERP e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Grupo Repronutri. O evento também é uma realização da Cia Pecuária Assessoria, FertPlan e InovaGen, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (Semagro) e outras empresas.

Fonte: Embrapa Pantanal

◄ Leia outras notícias