Saúde Animal

REPRODUÇÃO: Como atingir o real potencial do rebanho?

Resultados apontam que a mineralização injetável e vacinação contra doenças reprodutivas surgem como medidas promissoras para obtenção de melhores índices reprodutivos nas propriedades


Publicado em: 14/12/2017 às 08:00hs

REPRODUÇÃO: Como atingir o real potencial do rebanho?

Aumentar a eficiência reprodutiva é um desafio constante na bovinocultura. A baixa eficiência nos programas de reprodução causa prejuízos e impacta diretamente a lucratividade das fazendas. Dentre as muitas causas dos baixos índices reprodutivos, as mais comuns são problemas sanitários e deficiências nutricionais.

Hoje, sabemos que aproximadamente 50% das perdas embrionárias e fetais em bovinos podem estar relacionadas a agentes causadores de doenças reprodutivas. "No Brasil, os agentes mais prevalentes são os vírus da diarreia bovina (BVD) e da Rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), as Campilobacterioses e as Leptospiroses. Repetições de cio, abortos, mortalidade e reabsorção embrionária são as principais causas da baixa taxa de natalidade”, destaca Bruno Lima, veterinário da Virbac, empresa multinacional francesa dedicada exclusivamente à saúde animal.

Essas doenças podem ser controladas nos rebanhos com a adoção de calendários sanitários com vacinas reprodutivas, como a Bovigen Repro Total SE. “Em um trabalho realizado com 323 vacas sob condições de pastagens e sem histórico de vacinação para doenças reprodutivas, comparou-se a taxa de gestação dos animais vacinados com um grupo de animais não vacinados. No diagnóstico gestacional realizado no D30 (30 dias após a inseminação artificial), o grupo vacinado com Bovigen Repro Total SE apresentou 54,49% das vacas gestantes contra 46,16% do grupo não vacinado. Realizou-se o diagnóstico gestacional novamente no D67 (67 dias após a inseminação artificial) e 53,89% das vacas vacinadas apresentaram-se gestantes, contra 41,67% das vacas do grupo não vacinado. Quanto a perdas embrionárias, os resultados foram 1,10% do grupo vacinado contra 9,72% do grupo não vacinado”, explica o veterinário.

Deficiência mineral

Outro gargalo importante para a melhoria da eficiência produtiva dos rebanhos são as deficiências minerais subclínicas. No quesito produtividade, o caráter subclínico é tão perigoso quanto deficiências com manifestações clínicas, já que é praticamente impossível identificar esses animais subclínicos que puxam a régua da média do rebanho para baixo.

Os minerais exercem diferentes funções sobre a reprodução dos bovinos. Esta deficiência pode causar o desequilíbrio hormonal, resultando em falta de cio (anestro), baixa função ovariana, cios irregulares e outras patologias relacionadas com a infertilidade, tanto nos machos como nas fêmeas. O conceito Mineralização Injetável com Fosfosal®, multimineral injetável formulado especialmente para atender às necessidades do rebanho brasileiro e melhorar o seu potencial produtivo, visa a suplementação rápida de nutrientes essenciais em momentos de alto desafio metabólico-nutricional, como a reprodução.

Em um trabalho realizado com 809 vacas subdivididas em novilhas e primíparas, no diagnóstico gestacional das novilhas realizado no D30, constatou-se que 61% das tratadas com Fosfosal apresentaram-se gestantes, contra 56% do grupo não tratado. Quanto às primíparas, foram 53% das vacas tratadas contra 47% do grupo controle. Buscando exemplificar a importância da mineralização injetável não só durante a gestação, mas em todas as etapas da reprodução, foi realizado um trabalho com 374 vacas, objetivando mensurar a taxa de ovulação (expressão de estro), com 67% das vacas tratadas com Fosfosal expressando estro, contra 51% do grupo não tratado.

Fonte: AtitudeCom Estratégia em Comunicação

◄ Leia outras notícias