Mercado Florestal

Regionais Florestais da CENIBRA intensificam prevenção à pandemia

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a CENIBRA adota diversas medidas de prevenção recomendadas pelas organizações de saúde e autoridades públicas, reafirmando o compromisso de zelar pela saúde e segurança dos empregados e familiares


Publicado em: 10/07/2020 às 15:00hs

Regionais Florestais da CENIBRA intensificam prevenção à pandemia

Em todas as atividades dos processos de silvicultura, colheita, transporte e infraestrutura das Regionais Florestais, as ações foram intensificadas.

De acordo com coordenador de silvicultura Márcio de Souza Reis, a estratégia da Empresa é manter as operações, que são atividades essenciais, da forma mais segura possível para os empregados, sempre sustentando um diálogo diário sobre a importância do cumprimento das medidas de prevenção. “Além de reforçar continuamente junto aos empregados a importância da adoção de práticas seguras, criamos ferramentas para monitorar e acompanhar a realização dessas ações pelas equipes operacionais e de apoio, de forma a garantir o cumprimento das medidas preventivas e preservar a saúde de nossos funcionários”, contou.

Entre as ações adotadas, estão: a desinfecção diária de veículos e das áreas de vivência no campo; construção de túnel de desinfecção, uso de termômetros em todas as frentes de serviços; disponibilização de álcool em gel e sabão nos veículos de transporte de pessoal; orientação aos motoristas de veículos leves para manterem janelas abertas ou semiabertas para a circulação de ar; recomendação aos empregados a utilizarem máscara; redução da capacidade de ocupação dos veículos de transporte para 50%, visando a garantir afastamento de passageiros; intensificação da higienização nos ônibus e micro-ônibus; aumento da frota de veículos para manter distância entre os passageiros; higienização constante dos equipamentos das atividades florestais; disponibilização de hipoclorito de sódio diluído em água para limpeza dos comandos das máquinas, assentos, entre outros. Todas as empresas prestadoras de serviço da área florestal também estão adotando ações para prevenção ao novo coronavírus.

As equipes da Florestal estão atualizadas com relação às diretrizes definidas pela CENIBRA de combate ao coronavírus, e 50% dos analistas florestais e técnicos administrativos estão em home office.

Os cuidados também estão sendo realizados durante as reuniões de Diálogo Semanal de Segurança (DSS) e de Diálogo Diário de Segurança (DDS), evitando aglomerações e mantendo a distância de dois metros entre os empregados.

Outra medida adotada é a utilização de uma caderneta de anotação de contatos que o empregado teve nos últimos dias, cujo objetivo é rastrear pessoas em situação de possível contágio.

O coordenador de Colheita Florestal Bruno Ricardo Fernandes, destaca o engajamento dos empregados no cumprimento das ações de prevenção. “Os empregados da CENIBRA abraçaram a causa e vêm apresentando ótimos resultados para este desafio. Contamos diariamente com todos na busca de cumprir as metas estabelecidas pela Empresa para evitar o contágio”, destacou.

Ainda segundo Bruno, o trabalho em equipe neste momento de crise, basicamente, se resume no cuidado ativo. “Uma prática que já difundimos no valor de segurança do trabalho é o lema: eu cuido de você e você cuida de mim. E para o desafio da Covid-19 não é diferente! A equipe deve estar engajada em fazer as coisas da forma correta e recomendada. E neste ponto o trabalho em equipe é essencial para o resultado positivo”, explicou.

Fonte: CELULOSE ONLINE

◄ Leia outras notícias