Gestão

Reciclar é fácil e rende descontos: Confira solução apresentada pela Cargill e Triciclo

Embalagens depositadas em máquinas distribuídas por São Paulo geram pontos para serem trocados por passagens e recarga de telefone pré-pago


Publicado em: 10/01/2019 às 16:00hs

Reciclar é fácil e rende descontos: Confira solução apresentada pela Cargill e Triciclo

A Cargill – uma das maiores empresas de alimentos do mundo, e a Triciclo – que cria e opera soluções para o desenvolvimento sustentável, se uniram para oferecer uma nova opção para o descarte correto de embalagens aos consumidores das marcas Liza, Pomarola e Elefante. A partir de dezembro de 2018, sete máquinas espalhadas por São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo receberão embalagens cartonadas, de alumínio, aço e PET em troca de pontos que podem gerar descontos em conta de luz da Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou Cartão BOM, pontos no programa de fidelidade da livraria Saraiva (SaraivaPlus) e recarga de telefone pré-pago das operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM. Também é possível doar os pontos para instituições filantrópicas auxiliadas pela Triciclo (Projeto Arrastão, Casa do Zezinho e Fundação Fenômenos).

Segundo Márcio Barela, coordenador de sustentabilidade da Cargill, a ideia deste projeto é conscientizar o consumidor sobre o descarte ambientalmente correto de todos os resíduos gerados na alimentação. "Iniciamos essa jornada com o Programa Ação Renove o Meio Ambiente que, com endosso da marca LIZA, resultou em mais de três milhões de litros de óleo de cozinha usado coletados em dez estados brasileiros. Agora vamos expandir para as embalagens não só dos nossos produtos, mas de qualquer marca que nossos consumidores tenham em casa. O importante é que todo material reciclável tenha destino certo", explica.

As máquinas da Cargill ficarão dispostas nas unidades do Tenda Atacado de Guarapiranga e São Mateus; nas lojas do Makro Atacadista de Guarulhos e São Bernardo do Campo; no campus Mooca da Universidade Anhembi Morumbi; na FMU Taguá; e na estação de metrô República (linha amarela). Para começar a pontuar e receber os créditos, o consumidor deve fazer o cadastro gratuito na própria Retorna Machine ou pelo site www.triciclo.eco.br ou pelo aplicativo Retorna Machine disponível para IOS e Android. Nestes canais também é possível gerenciar a conta e os pontos a cumulados, que possuem validade de 180 dias, contados do dia do acúmulo. Depois, basta depositar as embalagens com o código de barras legível na máquina. Cada tipo de resíduo possui uma pontuação e cada conta triciclo pode depositar até 10 embalagens por dia. A partir do 11º resíduo no dia, os pontos são automaticamente doados para as Instituições Filantrópicas em igual proporção.

O Projeto Retorna Machine, criado e gerido pela empresa Triciclo, consiste em um inovador meio de logística reversa de embalagens pós-consumo, o qual utiliza máquinas de venda reversa com a finalidade de identificar o depositante e conceder-lhe benefícios sociais. O material coletado é enviado a recicladores e cooperativas, gerando matéria prima, fonte de renda e de emprego.

"A grande valia desta parceria com a Cargill consiste na expansão do parque operacional da Triciclo, visando atender não só diversas regiões metropolitanas de São Paulo, mas muito focada em realmente concretizar a universalização de acesso a este novo meio de coleta. Justamente por isso, optamos por diversificar nossa atuação entre estações de transporte público, pontos de venda e instituições de ensino, estas cujas quais, inclusive, serão as primeiras do país a receber tal tecnologia", relata Felipe Lagrotta Nassar Cury, diretor executivo da Triciclo.

Confira onde encontrar as Retorna Machines:

Anhembi Morumbi - Unidade Mooca
Rua Dr. Almeida Lima, 1134 – Mooca
São Paulo/SP - 03164-000
Horário de funcionamento: 6h às 23h

Estação de Metrô República - Linha Amarela
Praça da República, 299 - República
São Paulo/ SP - 01045-001
Horário de funcionamento: 6h às 00h

FMU - Unidade Taguá
Av. Liberdade, 899 – Liberdade
São Paulo/SP – 01503-001
Horário de funcionamento: 6h às 23h

Makro Guarulhos
Rua Carlos Leal Evans, 252 - Jd. Santa Francisca
Guarulhos/SP - 07024-020
Horário de funcionamento: 7h às 22h

Makro São Bernardo do Campo
Rua Frei Damião, 355 - Paulicéia
São Bernardo do Campo/SP - 09695-100
Horário de funcionamento: 7h às 22h

Tenda Atacado Guarapiranga
Av. Guarapiranga, 900 – Vila Socorro
São Paulo/SP - 04762-001
Horário de funcionamento: 7h às 22h

Tenda Atacado São Matheus
Av. Ragueb Chohfi, 1956 - Parque São Lourenço
São Paulo/SP - 08340-001
Horário de funcionamento: 7h às 22h

Fonte: Imprensa Cargill

◄ Leia outras notícias