Frigoríficos e Abatedouros

Receita cambial das carnes recua quase 5% no ano

A redução seria maior não fossem as exportações de carne bovina terem aumentado mais de 12%, aproximando-se do 1,2 milhão de toneladas


Publicado em: 18/10/2018 às 19:40hs

Receita cambial das carnes recua quase 5% no ano

Transcorridos três quartos do ano, as exportações brasileiras de carnes – conforme dados coletados pelo MAPA junto à SECEX/MDIC – apresentam redução de quase 4%, resultado que corresponde a embarques de perto de 200 mil toneladas a menos que nos mesmos nove meses de 2017.

A redução seria maior não fossem as exportações de carne bovina terem aumentado mais de 12%, aproximando-se do 1,2 milhão de toneladas. Foi o que neutralizou, parcialmente, as quedas de 7,35%, 11,42% e 30,87% enfrentadas, respectivamente, pelas carnes de frango, suína e de peru.

O preço médio desses nove primeiros meses do ano também sofreu um recuo generalizado. A única exceção ficou com os industrializados de frango (aparentemente: carne salgada), mas sem qualquer influência nos resultados globais, devido ao baixo volume exportado. Notar, ainda, que os preços da carne bovina in natura e de seus industrializados também retrocederam, mas a receita cambial total do produto apresenta evolução positiva (de 0,69%). Isto se deve a item que se valorizou, mas não foi explicitado no levantamento.

Naturalmente, os poucos ganhos registrados tiveram efeito mínimo sobre a receita cambial, que recuou cerca de 5% em relação aos mesmos nove meses de 2017.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias