Bovinos de Corte

Rebanho registrado de Senepol cresce no Brasil

Resultado é decorrente dos investimentos feitos em 2018 pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) em novas tecnologias na área de melhoramento genético, na ampliação do atendimento técnico pelo País e na promoção da raça


Publicado em: 15/02/2019 às 16:00hs

Rebanho registrado de Senepol cresce no Brasil

A raça Senepol já conta com um rebanho de animais registrados no País de 99.778 exemplares. Em 2018, o crescimento foi de 11,2%. Esse desempenho confirma a tendência dos últimos anos de maior investimento na raça, elevando o total de animais puros em 308% no acumulado de 2012 até agora. A expectativa da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) é de que a procura pelo Serviço de Registro Genealógico (RGD) se mantenha firme em 2019. Para o presidente da entidade, Pedro Crosara, o ano de 2018 comprovou a preferência do mercado por touros Senepol com registro e com avaliação genética positiva. “O mercado deixa claro sua exigência por animais melhoradores, qualificados em provas intra e extra rebanhos e com registro definitivo (RGD). Fica notório isso diante da valorização significativa que este perfil de animais recebe quando ofertado ao mercado”, acrescenta.

Segundo o presidente da ABCB Senepol, a entidade priorizou, em 2018, projetos focados no melhoramento genético da raça. “Fizemos diversos investimentos ao longo do ano para garantir ao pecuarista acesso a tecnologias necessárias para a produção de carne de qualidade. Lançamos o Programa de Certificação da Carne, fomentamos os benefícios do touro registrado e consolidamos o Programa de Melhoramento Genético do Senepol, dentre outras ações”, explica Crosara.

O número de associados também aumentou em 2018, chegando a 646 criadores, crescimento de quase 10%. No geral, entre associados e não associados, a entidade atendeu a 913 criadores e ampliou seu quadro de técnicos credenciados para prestar atendimento em todo o País. Em 2017, eram 20 profissionais. Hoje, são 33 técnicos atuando no território brasileiro.

DEPs Genômicas- O PMGS completou um ano de funcionamento em 2018 e já tem 115 criatórios participantes. Para garantir um volume de dados suficientes para gerar as DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) Genômicas, a ABCB Senepol subsidiou a genotipagem de cerca de 3.500 animais em 2018. Essa medida terá continuidade neste ano com a genotipagem de mais três mil animais, o que permitirá o lançamento das DEPs Genômicas na edição 2019 do Sumário de Touros.

Maior participação em eventos – A promoção da raça Senepol foi outra ação priorizada pela entidade. Entre dias de campo, exposições e leilões, a raça esteve presente em 77 eventos oficializados/chancelados em todo o País. Em 2017, foram 41 eventos.

Fonte: Grupo Publique

◄ Leia outras notícias