Bovinos Leite

Raça holandesa chega à Expointer com mais de 150 animais inscritos

O número expressivo e a genética de alto rendimento dos exemplares eleva a expectativa da Gadolando para o Concurso Leiteiro e os julgamentos de pista


Publicado em: 12/08/2019 às 15:20hs

Raça holandesa chega à Expointer com mais de 150 animais inscritos
Foto: Crédito JM Alvarenga Gadolando Divulgação.JPG

A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) está otimista para a Expointer 2019. O número de exemplares inscritos chega a 155, o que deixa a entidade com uma excelente expectativa. Conforme o presidente da Gadolando, Marcos Tang, é preciso um alto investimento para levar e manter os animais em feiras, especialmente na Expointer por ser a mais longa. A Exposição começa no dia 24 de agosto e se estende até 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Tang ressalta que o objetivo da associação é ter uma pista de julgamento cheia, demonstrando todo o profissionalismo do produtor de leite, embora “se saiba que o mercado de leite, a cadeia leiteira, estão vivendo um momento conturbado”. O dirigente agradece a todos que se inscreveram, salientado que será um momento de troca de ideias, de apresentar ao público a genética de alto rendimento da raça holandesa. “Queremos ter uma pista cheia de animais e público para confraternizarmos com os nossos criadores. Também será a oportunidade de fazer os registros dos animais para fortalecer ainda mais a todos nós, produtores de leite”, conclama.

A programação do gado holandês na Expointer tem início nos dias 21 e 22 de agosto com a entrada dos animais no parque. No sábado, dia 24 de agosto, ainda haverá a admissão de animais com a conferência de dados, medição e pesagem. No domingo, dia 25, à noite, será feita a esgota para as vacas do Concurso Leiteiro, cujo resultado da Grande Campeã ocorrerá na terça-feira, dia 27 de agosto, com o tradicional banho de leite dos criadores que tiveram seus animais premiados.

Os julgamentos de pista da raça holandesa ocorrerão na quarta-feira, dia 28, quando será conhecida a Campeã Fêmea Jovem, e na quinta-feira, dia 29 de agosto, no Concurso das Categorias de Vacas, quando será anunciada a vaca Grande Campeã dessa edição da Expointer. Conforme Tang, é o momento de ver o gado holandês desfilar qualidade. “Os criadores têm bastante interesse para ver os animais desfilarem com úbere cheio e acompanhar os comentários do juiz”, afirma o presidente da Gadolando, destacando que nesse ano os julgamentos da raça holandesa serão realizados por um juiz internacional, de grande qualificação. Trata-se do norte-americano Pat Conroy, conhecido como "Cowboy", e que ultimamente vem julgando as maiores feiras do mundo.

Na sexta-feira, dia 30 de agosto, ocorrerá a final do Exceleite 2018/2019, com o anúncio da Grande Campeã Suprema. Tang explica que a vencedora soma os pontos do Concurso Leiteiro, julgamento de pista de três exposições: uma do interior, a Expoleite e a Expointer. O criador vencedor será premiado com um veículo zero quilômetro.

A programação do sábado, dia 31 de agosto, será dirigida ao jovem criador. Estão previstas palestras sobre a criação correta das terneiras, das vacas holandesas, assim como o preparo, o trato dos animais e como eles devem ser apresentados em pista. “Depois vamos realizar o Concurso o Jovem Puxador, onde as crianças apresentam os animais, geralmente terneiras, mas que não visa encontrar um vencedor, mas sim um aprendizado”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando)

◄ Leia outras notícias