Adubos e Fertilizantes

Quase 25% de fertilizantes são reprovados em análise

Resultados são entregues ao produtor em até 10 dias com um parecer técnico


Publicado em: 23/06/2020 às 19:00hs

Quase 25% de fertilizantes são reprovados em análise

Cerca de 25% dos fertilizantes analisados durante o Circuito Tecnológico – Etapa Milho – realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) foram reprovados, considerando pelo menos um elemento de macro e micro nutrientes fora do mínimo tolerado. Foram coletadas 330 amostras de fertilizantes, perfazendo um total de 256 aprovadas e 74 reprovadas.

Mais precisamente, foram 22,7% de reprovação de todo material coletado e analisado em laboratório. Número ainda alto, conforme técnicos da comissão de sustentabilidade da Aprosoja. A gerente do setor, Marlene Lima, afirma que os resultados demonstram que o produtor deve se preocupar em verificar a qualidade dos produtos utilizados no plantio.

“Identificamos um percentual ainda alto na reprovação dos fertilizantes. Por isso o produtor deve estar atento e acompanhar a entrega dos fertilizantes na propriedade, para ajudá-los elaboramos folder e informe técnico com todas as orientações. Também tivemos feedback de produtores que tiveram seu fertilizante fora da garantia e foi reembolsado de alguma forma, com bônus para a próxima safra ou desconto na compra”, informou.

Produtor em União do Sul, Diogo Molina, afirma que essa ação da Aprosoja é fundamental para uma melhor produtividade na lavoura e auxilia tecnicamente quanto a qualidade de insumos adquiridos para produção. “Esse Circuito Tecnológico veio ao encontro da carência que o produtor tinha de informações técnicas, além disso nos trouxe vários benefícios como análises de fertilizantes e de sementes. Essas análises nos trouxeram mais clareza sobre o que realmente nós estamos consumindo no campo e detectando falhas na produção desse produto. A gente paga caro por um insumo que geralmente não está vindo a contento com os níveis de produtos que foram indicados pelo fabricante, então temos que realmente aprofundar nisso e abranger mais ainda o circuito pelo estado todo", destacou.

CT - Por meio do Circuito Tecnológico, produtores dos quatro cantos do Estado recebem a visita do supervisor de projeto que faz coleta de fertilizantes e sementes e encaminham para análise em laboratório. Os resultados são entregues ao produtor em até 10 dias com um parecer técnico.

Nomes das empresas são preservadas, já que a função do programa não é condenar ou beneficiar indústrias, mas orientar o produtor quanto a qualidade dos insumos disponíveis no mercado. “Queremos que o produtor receba produtos com qualidade, pois são de suma importância no desenvolvimento das plantas, consequentemente na sua produtividade”, frisou.

Fonte: Aprosoja MT

◄ Leia outras notícias