Feijão e Pulses

“Pulse Day” vai promover o consumo de feijão e leguminosas no Brasil e no mundo

No próximo dia 10 de fevereiro será comemorado o terceiro Dia Global dos Pulses, também conhecidos como leguminosas, são um grupo de 12 culturas que inclui feijões, ervilhas secas, grão de bico e lentilhas


Publicado em: 09/02/2018 às 14:20hs

“Pulse Day” vai promover o consumo de feijão e leguminosas no Brasil e no mundo

A iniciativa busca promover o consumo global desses alimentos, que são proteínas de qualidade e muito acessível, vital para a alimentação de milhões de pessoas no mundo.

O Dia Global dos Pulses, trata-se de um evento mundial para comemorar os pulses e continuar os progressos de 2016, que foi o Ano Internacional dos Pulses. No primeiro ano foram realizados 141 eventos em 36 países, envolvendo cerca de 21 milhões de pessoas.

Qualquer ação pode virar um evento oficial do Dia Global dos Pulses, desde uma refeição em família com pulses até um grande almoço corporativo ou um fórum. Não existe limite de pessoas. Qualquer pessoa pode participar em qualquer lugar do planeta compartilhando informações do evento com a #amofeijão ou enviando um e-mail para ibrafe@ibrafe.org.

De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe), Marcelo Eduardo Lüders, em diversos países, produtores e consumidores vão idealizar uma maneira de comemorar essa data tão importante para o fomento do consumo das leguminosas. “O importante é conscientizar o maior número possível de pessoas sobre o consumo do feijão e demais leguminosas. E, essas oportunidades fazem com que a sociedade busque pensar um pouco mais nas alternativas para o os pulses”, disse Marcelo.

Marcelo disse ainda, que o Brasil produz três milhões de toneladas de feijão, e também consome três milhões, mas ainda há uma grande necessidade de aumentar esse consumo. “Hoje o brasileiro consome apenas um tipo de feijão (carioca ou preto), mas o guia alimentar do Ministério da Agricultura recomenda o consumo de feijões, pelo fato de que cada tipo de feijão possui uma característica diferente, um com mais ferro, magnésio e outro com mais cálcio. Essa diversificação pode aumentar o consumo do feijão em pelo menos dois quilos por habitante ao ano, o que resultaria em um acréscimo de 30%”, destacou.

Fonte: Pauta Pronta Conteúdo

◄ Leia outras notícias