Outros

Publicação apresenta Roda da Reprodução para búfalas

A Embrapa Pecuária Sudeste acaba de lançar a publicação Roda da Reprodução para Bubalinos


Publicado em: 03/04/2019 às 07:20hs

Publicação apresenta Roda da Reprodução para búfalas

A ferramenta auxilia o produtor no gerenciamento do ciclo reprodutivo de novilhas e búfalas leiteiras. Com a utilização da Roda, o pecuarista tem informações precisas para agir e solucionar problemas com rapidez e, assim, evitar prejuízos.

No comunicado técnico lançado o pesquisador Artur Chinelato de Camargo, da Embrapa, e o engenheiro agrônomo João Rosseto Ribeiro Junior, instrutor do programa Balde Cheio, orientam os leitores sobre o funcionamento da ferramenta, ações possíveis com sua utilização e recomendações de como usá-la corretamente.

Por exemplo, a Roda da Reprodução para bubalinos permite conhecer o momento exato da secagem da búfala, diagnosticar a gestação, intervir na reprodução do animal e programar parições para equilibrar a oferta de leite.

A diferença em relação à Roda da Reprodução para bovinos leiteiros está no período de gestação das búfalas, que em média é de 310 dias, cerca de um mês a mais que as vacas leiteiras. Por isso, foram necessárias algumas adequações. “Considerou-se, na Roda da Reprodução para bubalinos leiteiros, um período de gestação mínimo de 300 dias, resultando em um período de serviço de 65 dias”, informa o documento. Isso ocorreu para que as búfalas tenham o período de descanso adequado para recuperação e preparação para a próxima lactação.

O acesso à publicação é gratuito e pode ser feito por aqui.

Fonte: Embrapa Pecuária Sudeste

◄ Leia outras notícias