Gestão

Próxima geração de talentos agrícolas convidados a 'plantar seu caminho' no Youth Ag Summit 2019 no Brasil

A Bayer anuncia que já estão abertas as inscrições para a quarta edição do Youth AgVocate Summit


Publicado em: 08/11/2018 às 16:00hs

Próxima geração de talentos agrícolas convidados a 'plantar seu caminho' no Youth Ag Summit 2019 no Brasil

• Cem jovens entusiastas da agricultura, com idades entre 18 a 25 anos, serão selecionados para participar em novembro de 2019 do fórum global que acontecerá em Brasília, Brasil 

• A Bayer atuará em parceria com a Nuffield e AIESEC para realizar a edição de 2019 do Youth Ag Summit
• As inscrições estarão abertas até o dia 10 de janeiro de 2019

A Bayer anuncia que já estão abertas as inscrições para a quarta edição do Youth AgVocate Summit. Organizado em parceria com organizações voltadas à juventude no Brasil, Nuffield e AIESEC, o próximo Youth Ag Summit será realizado de 4 a 6 de novembro de 2019, em Brasília.

O Youth Ag Summit reúne a cada dois anos 100 jovens talentos de todo o mundo, com idades entre 18 a 25 anos, para desenvolverem soluções e buscarem respostas para uma das questões mais desafiadoras da sociedade: como alimentar um planeta faminto de uma maneira mais sustentável.

"Nunca houve um momento mais importante para a inovação na agricultura, pois assumimos o desafio de nutrir uma população crescente ao mesmo tempo em que preservamos nossos recursos naturais", destaca Liam Condon, membro do Conselho de Administração da Bayer AG e presidente da Divisão Crop Science. "Como os líderes do amanhã, jovens com paixão pessoal por transformar o futuro da agricultura precisam estar na vanguarda desses esforços".

Ideias para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Para se candidatar para a edição de 2019 do evento, jovens de qualquer formação, com idades entre 18 a 25 anos e que tenham paixão por defender segmentos de alimentos e agricultura, devem enviar um vídeo em que compartilhem suas ideias para combater a insegurança alimentar no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Os candidatos são incentivados a pensar em como podem "traçar um caminho" para que jovens sejam criadores de mudanças na implementação dos ODS e tenham impacto individual, de maneiras grandes e pequenas, na segurança alimentar. Diretrizes e informações completas para inscrições estão disponíveis aqui.

Para os 100 jovens selecionados, o Youth Ag Summit funcionará como uma incubadora de ideias, os ajudando a transformarem suas ideias em realidade e os preparando com as habilidades necessárias para realizar seus projetos. Durante o fórum, os jovens também assistirão a palestras proferidas por especialistas e participarão de atividades para aprender mais sobre o setor agrícola.

Youth Ag Summit rumo ao Brasil

"Em apenas cinco anos, o Youth Ag Summit se tornou um poderoso motor de mudança, capacitando mais de 300 ex-participantes altamente talentosos para causar impacto no mundo", afirma Rodrigo Santos, líder da divisão Crop Science na América Latina. "Estamos empolgados por trazer este importante fórum global para a região pela primeira vez. Espero que o próspero setor agrícola brasileiro inspire nossos jovens, à medida que desenvolverão suas ideias inovadoras para combater a insegurança alimentar e dar seus próximos passos como os futuros líderes nos setores de alimentação e agricultura".

O Youth Ag-Summit 2019 será realizado na capital do país, Brasília, um Patrimônio Mundial da UNESCO. Sede do Governo Federal do Brasil, bem como de mais de 120 embaixadas estrangeiras, Brasília é um local ideal para receber a próxima safra de "agvocates" - defensores da agricultura - globais, que transformarão o futuro da alimentação.

"Acreditamos que liderança seja a solução fundamental para mudar o mundo. Precisamos inspirar e capacitar os jovens para que se tornem líderes ativos para a segurança alimentar e a agricultura sustentável", explica Jonathan Volpato, responsável por Desenvolvimento de Negócios da AIESEC no Brasil. "Estamos empolgados por estabelecer uma parceria com a Bayer e para trazer jovens líderes ao movimento de 'agvocates' no Brasil, onde a inovação está impulsionando a sustentabilidade e vice-versa. Consideramos esses futuros líderes essenciais para viabilizarem um futuro melhor e estamos muito ansiosos para conhecer os jovens que participarão do evento no próximo ano".

Para Fabiano Paganella, presidente da Nuffield no Brasil, "a agricultura será enormemente transformada pela próxima geração, quer você seja um agricultor, cientista, empreendedor ou um ativista social. Atuar em parceria com a Bayer na organização do Youth Ag Summit 2019 é uma oportunidade para apoiar futuros talentos e conectar os líderes do amanhã, permitindo que eles resolvam desafios sociais urgentes e construam um futuro melhor"

Movimento que impulsiona mudança

Desde sua criação, em 2013, o Youth Ag-Summit se tornou um movimento liderado por "agvocates" continuamente ativos no combate aos desafios da segurança alimentar. Até o momento, 300 jovens de mais de 50 países diferentes já participaram, e ex-participantes deste fórum passaram a participar de importantes eventos mundiais, como o Comitê de Segurança Alimentar da ONU, em Roma, o EAT, o Fórum Alimentar de Estocolmo e os Dias Europeus para o Desenvolvimento.

"O Youth Ag Summit me deu a oportunidade de trabalhar com colegas de opiniões iguais às minhas, em um projeto criado para combater a insegurança alimentar no contexto da igualdade de gênero", diz Cassandra Hayward, estudante de graduação em Desenvolvimento Sustentável e que representou o Canadá no Summit de 2017. "Juntos, criamos a AgriKUA, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é levar, por meio de uma plataforma on-line, conhecimentos agrícolas, comerciais e jurídicos a estudantes do pós-secundário e do sexo feminino do Quênia. Nosso objetivo é cultivar um grupo de mulheres mentoras e líderes, que podem impulsionar um ciclo sustentável de capacitação local dentro de suas próprias comunidades".

Para se candidatar para o Youth Ag Summit 2019, acesse www.youthagsummit.com. Para saber mais, siga #plantyourpath e #youthagsummit nas redes sociais, ou cadastre-se para receber a newsletter do programa e se manter atualizado: www.newsletter.youthagsummit.com/

Sobre o Youth Ag-Summit

O Youth Ag-Summit tem como objetivo inspirar e incentivar jovens líderes que defenderão a agricultura sustentável e a segurança alimentar, além de diminuir a lacuna de entendimento entre aqueles que produzem nossos alimentos e aqueles que os consomem. As edições anteriores foram realizadas no Canadá, Austrália e na Bélgica, e o fórum 2019 será o primeiro realizado na América Latina. A Bayer cobrirá todas as despesas de viagem, acomodação e custos relacionados dos jovens selecionados.

O Youth Ag-Summit faz parte do Programa de Educação Agrícola da Bayer, uma abordagem holística e de longo prazo que incentiva jovens de 18 a 28 anos de idade a aprenderem mais sobre agricultura sustentável. O programa tem como objetivo inspirar a próxima geração a aprender mais sobre a agricultura moderna e a encontrar soluções para a segurança alimentar global. Como empresa voltada à inovação, a Bayer está comprometida em promover a aceitação social de tecnologias, bem como em fomentar um "pipeline" futuro de cientistas talentosos.

Sobre a Nuffield Brasil

O programa de Especialistas em Agricultura da Nuffield International promove, desenvolve e inspira líderes em agricultura. Os Nuffieldianos são produtores e profissionais da agricultura de 25 a 45 anos de idade, que viajam pelo mundo para explorarem assuntos e oportunidades agrícolas. Com uma rede de mais de 1,7 mil Nuffieldianos em todo o mundo, os participantes conseguem crescer pessoal e profissionalmente por meio de viagens de experiência e investigações de questões contemporâneas na agricultura. Uma bolsa Nuffield contém: participação da conferência anual do programa, viagens em pequenos grupos e viagens individuais para mais de 10 países. Para mais informações, acesse www.nuffieldinternational.org e www.nuffield.com.br.

Sobre a AIESEC no Brasil

A AIESEC é uma plataforma global de jovens líderes com menos de 30 anos de idade (estudantes e recém-formados), que trabalham para o seu desenvolvimento próprio e das comunidades ao seu redor, explorando seu potencial de liderança. Eles são apaixonados por questões globais, pelo desenvolvimento da liderança e pelo entendimento cultural e querem se desenvolver por meio de experiências práticas como voluntário globais, talentos ou empreendedores. Para mais informações, acesse www.aiesec.org e www.aiesec.org.br.

Fonte: Bayer – Comunicação Brasil

◄ Leia outras notícias