Bovinos de Corte

Prova Top Brangus avalia eficiência alimentar de animais no Sul

A Associação Brasileira de Brangus e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul concluíram a primeira prova de eficiência alimentar do acordo de cooperação técnica firmado em junho do ano passado


Publicado em: 09/07/2020 às 15:00hs

Prova Top Brangus avalia eficiência alimentar de animais no Sul

A parceria tem como objetivo estabelecer condições de pesquisa na área de tecnologia de imagens e desenvolvimento na área de avaliação animal. As atividades foram baseadas no projeto “Consumo alimentar residual e recria em pastagem como estratégia de seleção e efeitos nas características de comportamento alimentar e de carcaça, obtidas por ultrassom, em machos da raça Brangus”.

As etapas do projeto

Inicialmente os terneiros desmamados de diversas propriedades foram submetidos a um teste de eficiência alimentar com duração de 91 dias. Depois do teste foram recriados em pastagem (natural + cultivada), e em época de vazio forrageiro (novembro e dezembro; março e abril) foram suplementados para mantença da condição corporal.

Após a conclusão destas duas etapas foram ranqueados conforme o índice de seleção denominado “Top Brangus UFRGS”, nas seguintes características:

• Eficiência Alimentar Residual;
• Área de olho de lombo;
• Espessura de gordura subcutânea;
• Percentagem de gordura intramuscular;
• Perímetro escrotal.

Os reprodutores estão sendo preparados na Estação Experimental Agronômica (EEA) da UFRGS, em Eldorado do Sul (RS), atualmente. Três deles permanecerão na universidade, como contrapartida ao convênio. Os demais, incluindo os 5 tourinhos Top, serão ofertados na primavera de 2020.

A prova contou com a participação de dezesseis criatórios do Rio Grande do Sul: Ave Maria, Brangus GR, Brangus Juquiry, Brangus Paipasso, Brangus UFRGS, BT Junco, Cond. Rural Weiler, Estância Chalé, Estância Madrinha, Estância São Rafael, GAP Genética, Rincon del Sarandy, São Bibiano, São Xavier, SIgMa Brangus e Tradição Azul.

Estas iniciativas de acordo pública-privada visam contribuir para os avanços técnico-científico de toda cadeia produtiva de gado de corte, ampliando os conhecimentos e capacitando recursos humanos para o desenvolvimento em áreas especificas.

Fonte: PecPress

◄ Leia outras notícias