Outros

PROMOÇÃO COMERCIAL: Mapa de indicações geográficas e de marcas permite interatividade

As Coordenações de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários (CIG/SMC) e de Controle Operacional (CGCO/SE) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançaram mapa interativo dos lugares no Brasil associados a produtos ou serviços típicos relacionados ao uso de Signos Distintivos, sejam eles Indicações Geográficas (IG) ou Marcas Coletivas (MC)


Publicado em: 10/07/2018 às 16:40hs

PROMOÇÃO COMERCIAL: Mapa de indicações geográficas e de marcas permite interatividade

As Coordenações de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários (CIG/SMC) e de Controle Operacional (CGCO/SE) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançaram mapa interativo dos lugares no Brasil associados a produtos ou serviços típicos relacionados ao uso de Signos Distintivos, sejam eles Indicações Geográficas (IG) ou Marcas Coletivas (MC).

Ferramentas - As IGs e as MCs são importantes ferramentas para o fortalecimento da cadeia produtiva, para o desenvolvimento socioeconômico e agregação de valor a produtos agropecuários. Nomes ou elementos gráficos que diferenciam a apresentação de produtos ou serviços por sua origem, qualidade, produtor ou outras características intrínsecas funcionam como mecanismo de promoção comercial e de competitividade.

Inpi - O mapa lançado pelo ministério contém as IGs e MCs registradas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e regiões potenciais para o registro, a partir de levantamento feito pela CIG com instituições parceiras e Divisões de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário (DPDAG) nas Superintendências Federais de Agricultura (SFA).

Navegação intuitiva - A navegação no mapa é fácil e intuitiva, bastando clicar com o botão direito do mouse sobre o polígono desejado para acessar informações sobre os lugares associados a produtos ou serviços típicos relacionados à importância social, cultural e econômica das regiões. É possível realizar filtros na visualização, a partir da seleção de variáveis que se deseja observar isoladamente. Os produtos agropecuários foram destacados por fazerem parte do âmbito de atuação do ministério e a intenção é de que novos produtos sejam inseridos na aplicação, à medida em que forem identificados ou registrados.

Expectativa - De acordo com Wellington Gomes dos Santos, geógrafo da CIG/SMC e um dos responsáveis pelo trabalho, “a expectativa é de que o mapa se configure em importante ferramenta de divulgação e acesso às informações sobre esses produtos”. A Coordenadora de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários do Mapa, Patrícia Saraiva, destacou o potencial que o Brasil tem para produtos dessa especificidade, “dada a sua grandeza e diversidade cultural e territorial” e acrescentou que “o mapa inova ao apresentar de maneira interativa informações também dos lugares de potenciais produtos”.

Acesse o mapa. http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/indicacao-geografica/mapa-digital

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MAPA

◄ Leia outras notícias