Fruticultura e Horticultura

Projeto busca tornar o cultivo de uva rastreado

Produtores de uva da Serra gaúcha investem em plataforma de sensoriamento e rastreabilidade


Publicado em: 25/06/2020 às 13:00hs

Projeto busca tornar o cultivo de uva rastreado

Um projeto desenvolvido do pela AgTech gaúcha, Elysios Agricultura Inteligente, pretende tornar o cultivo de uva no Rio Grande do Sul totalmente controlado e rastreado. A solução da empresa, que utiliza a Internet das Coisas (IoT) e Big Data, foi desenvolvido em parceria com a Cooperativa Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves.

A plataforma foi adaptada à cultura da uva para suprir necessidades como, por exemplo, assistência técnica e rastreabilidade. A ideia é que o produtor foque a sua energia e tempo nos cuidados do manejo da planta, enquanto a tecnologia faz o levantamento e controle, com segurança, das estimativas e variáveis da lavoura.

A solução desenvolvida pela startup - ou agtech, como são chamadas as startups do agro - foi criada por um grupo de ex-alunos da UFRGS, com foco inicial no setor de hortifruti e pode ser adaptada conforme a necessidade de cada cultura. No caso dos produtores de uva, o objetivo é garantir a alta qualidade ao produto, através de rastreabilidade, controle de pragas e doenças, intempéries, entre outras situações impactantes na cadeia produtiva.

Segundo o engenheiro agrônomo da Vinícola Aurora, Maurício Fugalli, em 2018, o volume de produção da cooperativa é de aproximadamente 70 milhões de quilos de uva ao ano. A produção divide-se em 50 milhões de uvas americanas para sucos e vinhos comuns e outros 20 milhões para a produção de espumantes ou vinhos finos. O que em média resulta em 50 milhões de litros em produtos Aurora.

É neste panorama que surgem as demandas do negócio para o produtor, a cooperativa ou uma grande empresa que precisa gerenciar e controlar centenas de propriedades, garantindo previsibilidade de informações da safra. Neste sistema, ter acesso a dados precisos, e de forma ágil, é essencial para a indústria. É exatamente esta demanda que está sendo testada pelos agricultores da Vinícola Aurora, por meio do projeto da Elysios.

O engenheiro agrônomo da Vinícola lembra que uma das grandes virtudes da cooperativa é a sua magnitude. Com isso, o grande desafio é reunir os números para fazer a análise. “Por isso é fundamental saber qual é a previsão de uva para esta safra, ou qual é o nosso foco de mercado, ou quantos anos vamos levar para virar ‘o navio’, caso seja preciso trocar a produção de suco de uva para espumante”, comenta Fugalli.

A expectativa do técnico, que compõe uma equipe de cinco engenheiros, é de que a tecnologia dê velocidade e precisão nestes dados, para que a tomada de decisões possa ser mais assertiva na cadeia produtiva.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias