Turismo Rural

Programa de Turismo Rural: roteiros destacam belezas naturais, cultura, história, arte e gastronomia

“Vida e Morte no Reino de Frans Krajcberg”: esse é o roteiro turístico que será testado no dia 7 de novembro, em Itabirito, resultado do programa Agente de Turismo Rural na região


Publicado em: 06/11/2018 às 15:20hs

Programa de Turismo Rural: roteiros destacam belezas naturais, cultura, história, arte e gastronomia

A proposta é que o visitante conheça o distrito de São Gonçalo do Bação, em Itabirito, suas belezas naturais, históricas, culturais e gastronômicas e a arte de Krajcberg. Além desse, outros dois roteiros foram formatados pelos alunos: Vivendo a Natureza e Cachoeiras e Sabores.

O programa do Senar Minas está em andamento com representantes de Ouro Preto e Itabirito no Parque do Itacolomi, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Mariana. O objetivo é despertar nos participantes uma visão diferenciada do potencial turístico da área rural e formar profissionais capazes de promover iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do campo.

Krajcberg (1921-2017) foi um escultor e fotógrafo que viveu em Itabirito na década de 70, como conta o historiador e ambientalista Carlos Alberto Antunes do Carmo, idealizador do roteiro. “Ele produzia obras de arte com pigmentos naturais e restos de natureza morta e denunciava a destruição ambiental causada pelas mineradoras em Minas Gerais e a devastação das florestas em todo o país. Conheci o artista plástico e seu trabalho na luta pela defesa do meio ambiente. Como admirador, passei a fazer oficinas de arte, fazendo uma releitura da sua obra”.

O roteiro foi criado em parceria com os colegas da capacitação, o geólogo e morador do distrito, Ícaro Brito, e Eustáquio, proprietário do Aredes Apart Hotel. “Para conhecer um pouco da formação e história geológica dos solos, visitaremos três voçorocas e coletaremos pigmentos naturais e restos de natureza morta, folhas, troncos, raízes, e pelotas de minério de ferro (itabiritos) na beira da ferrovia. Visitaremos o distrito e faremos um tour a bordo da jardineira turística Jardiredes. Conheceremos a Cachoeira Bem-Vinda e almoçaremos no Bar e Restaurante Cachoeira em São Gonçalo do Bação”, elencou.

Ao final do passeio, haverá produção de obras de arte com os materiais coletados, produção de tintas com pigmentos naturais e pinturas de peças coletadas, entremeados com a contextualização sobre a vida e obra de Frans Krajcberg.

“O programa está nos possibilitando ter uma visão regional do turismo e suas potencialidades, conhecer os outros e se mostrar aos outros, identificar problemas e buscar soluções, trocar experiências e ter novas visões. Visitamos vários distritos de Itabirito e Ouro Preto e estamos conhecendo vários empreendimentos do trade turístico: hotéis, pousadas, restaurantes, bares, artesãos e sua produção, produtores de doces artesanais (São Bartolomeu), mantenedoras do pastel de angu (Itabirito) e guias de turismo de Ouro Preto e região”, destacou.

Conheça os demais roteiros:

Vivendo a Natureza

O roteiro leva o turista ao Parque Estadual do Itacolomi. Inclui café e almoço vegano, trilha do Forno (vivências na natureza e autoconhecimento) e sessão de yoga e reiki à beira da lagoa.

Cachoeiras e Sabores

O visitante poderá conhecer as belezas naturais dos distritos de Glaura e São Bartolomeu, em Ouro Preto. Inclui passeio na fazenda Uaimií, cachoeira de São Bartolomeu e vivência da produção de doces em São Bartolomeu (dez anos de patrimônio imaterial de Ouro Preto).

Troca de Carinho

Mais do que promover a qualificação sobre serviços, segurança, condução, hospedagem, meios de alimentação e comercialização de produtos e negócios, o Senar busca estimular parcerias. Para reforçar essa ideia, a instrutora Fernanda Silva criou a “Troca de Carinho”, em que as turmas do programa da região de Ouro Preto e da região de Manhuaçu têm a oportunidade de se integrar e criar laços que podem se tornar futuras parcerias.

Os alunos de Manhuaçu enviaram aos de Ouro Preto vários produtos característicos da região, como cafés e derivados do café. Em retribuição, os alunos da região de Ouro Preto enviaram doces do distrito de São Bartolomeu e pastéis de angu de Itabirito, entre outros itens.

“Eles divulgam as regiões têm de melhor, reforçando a identidade dos municípios. É uma troca de carinho que pode estimular novas parcerias. Futuramente, os agentes de Ouro Preto poderão indicar aos turistas os atrativos de Manhuaçu e vice-versa, com Manhuaçu indicando as rotas rurais de Ouro Preto, por exemplo”, explicou.

Fonte: Assessora de Comunicação SENAR MG

◄ Leia outras notícias